Você está aqui

Escola Sesi de São Leopoldo sedia etapa gaúcha do Torneio de Robótica

Nesta semana ocorre na estrutura da Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo, o Torneio de Robótica – Etapa Rio Grande do Sul. De quarta-feira (11) até sábado (14) equipes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul participam da competição, que envolve nos dois primeiros dias integrantes do Sesi, e nos dias seguintes, incluem outras equipes de garagem, escolas públicas e privadas do Estado. “O que é visto nesse torneio é uma pequena mostra daquilo que os alunos das Escolas Sesi vivenciam diariamente, por meio de uma matriz curricular diferenciada, que busca promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas pela capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria, muitas vezes, utilizando a robótica”, afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

O Torneio de Robótica deste ano tem como tema “City Shaper” e vai desafiar estudantes de 9 a 16 anos a pensar em cidades inteligentes e sustentáveis e buscar inovações para criar um futuro melhor para todos. Em cada torneio, os participantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir 14 missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Ao todo são 14 missões.

O FLL desafia crianças e adolescentes a encararem situações da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e também inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms.

Desde 2013, o Serviço Social da Indústria é operador oficial do torneio no Brasil, responsável pelas etapas regionais e nacional. Nesse período, foram mais de 17 mil estudantes de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, incluindo a Escola de São Leopoldo, que sedia o Torneio e cuja estrutura foi inaugurada em novembro deste ano. Por meio desse link, é possível realizar um registro de interesse.

Publicado Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat