Você está aqui

Sesi leva campanha de promoção da saúde a indústrias do Rio Grande do Sul

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas e o câncer, são responsáveis por 41 milhões de mortes ao ano, o que representa 72% do total mundial. O incentivo à promoção de hábitos saudáveis é uma das ações defendidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de redução de falecimentos precoces por essas enfermidades. De acordo com o relatório “Salvando vidas, gastando menos: uma resposta estratégica às DCNTs”, da OMS, cada US$ 1 investido na prevenção gera um retorno de US$ 7 à sociedade, em aumento de empregos, produtividade e longevidade.

Atento a essas necessidades, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove a campanha “Sua empresa com mais saúde o ano todo”. Até o momento, o edital registrou a adesão de mais de 700 empresas em todo o Rio Grande do Sul (as inscrições seguem abertas www.sesirs.org.br/servicos/edital-sua-empresa-com-mais-saude-o-ano-todo). “O Sesi estuda o quanto as mudanças nos cenários da saúde têm impactado na produtividade e na retenção de talentos dentro das indústrias, seja na vida ou no trabalho dessas pessoas. O estilo de vida tem agravado consideravelmente o número de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares”, informa a gerente da área de Promoção da Saúde do Sesi-RS, Lisiane Borda Mendonça.

A participação para as indústrias é gratuita e destinada a companhias de qualquer porte. O Sesi-RS disponibiliza materiais educativos para sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenção, a partir de 24 temáticas, distribuídas pelos 12 meses do ano, relativas a temas como atividade física, alimentação saudável e doenças crônicas. Sugere ainda ações que podem ser realizadas dentro das empresas participantes. A ideia é contribuir para desenvolver uma cultura da saúde dentro das indústrias. “É uma forma de o Sesi contribuir com a inserção dessa pauta de forma harmônica, equilibrada e agradável, ajudando as indústrias a conectar todas essas temáticas. São assuntos importantes que as empresas precisam considerar, mas que não são exatamente o foco do negócio. Assim, o Sesi entra como parceiro e facilitador, com objetivo de ser uma referência para a indústria”, explica Lisiane.

O projeto também realiza a aplicação da ferramenta Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), composta por um questionário detalhado destinado a uma amostra estatisticamente representativa de trabalhadores. A partir das respostas, será feita uma análise e o Sesi-RS entregará às indústrias participantes um diagnóstico completo, que contribui para o direcionamento de investimentos em programas de saúde, a partir dos índices de produtividade, estilo de vida e percepção de segurança no trabalho da empresa.

O edital faz parte da estratégia do Sesi-RS na promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores da indústria do Rio Grande do Sul, contribuindo para reduzir os custos com afastamentos, aumentar a produtividade e competitividade, dar mais sustentabilidade ao negócio e possibilitar um equilíbrio entre vida e trabalho. Ainda sobre o tema, o Sesi-RS realizará nos dias 6 e 7 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, o Conecta Saúde Sesi, que vai abordar junto a especialistas assuntos como bem-estar, segurança e saúde no ambiente laboral do futuro, os avanços e desafios da era da transformação digital, com foco na inovação em saúde e segurança no contexto do trabalho.

Confira os temas que serão tratados mensalmente pela campanha do Sesi junto às empresas:

JANEIRO:
· Saúde mental: foco na autoestima
· Benefícios do sol: vitamina D e proteção solar

FEVEREIRO
· Drogas e alcoolismo: como ajudar quem tem
· Prevenção IST/AIDS: comportamento de risco

MARÇO
· Saúde bucal: cuidados básicos para evitar doenças
· Importância de beber água: hidratação todo dia

ABRIL:
· Atividade física: prática regular traz mais qualidade de vida e longevidade
· Prevenção ao Acidente de Trabalho: como estar mais alerta

MAIO
· Hipertensão arterial: dicas de cuidados e alternativas para o sal
· Vacinação contra gripe necessária em todas as idades

JUNHO:
· Importância da respiração: sem estresse e sem doenças respiratórias
· Diabetes: como prevenir e se cuidar para viver melhor

JULHO
· Uso do celular: cuidados com audição, coluna e postura
· Estresse: como aprender a lidar com isso

AGOSTO
· Colesterol: consequências à saúde e como evitá-las
· Qualidade do sono: dicas para aprender a dormir melhor

SETEMBRO
· Valorização da vida: atitudes que podem salvar vidas
· Doenças cardiovasculares: como prevenir e evitar riscos

OUTUBRO
· Saúde da mulher: prevenção ao câncer de mama
· Obesidade: como se cuidar para evitar complicações

NOVEMBRO
· Saúde do homem: combate ao câncer de próstata
· Alimentação: comer melhor pode garantir vida longa

DEZEMBRO
· Relações humanas: importância dos laços sociais
· Visão positiva do futuro: ter planos e sonhos faz bem

Publicado sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat