Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) está começando a campanha do Abril Verde, mês em que é abordada a Segurança e Saúde no ambiente de trabalho, refletindo sobre ações para prevenir acidentes. Prevenção, aliás, é o foco principal deste movimento que também aborda a saúde integral, o cuidar-se e cuidar do outros e SST no Trabalho Geral. O Sesi acredita que a prevenção de acidentes também depende de uma vida saudável dentro e fora do ambiente laboral. A campanha estará nas redes sociais do Sesi ao longo do mês, apresentando os pilares de segurança para prever e controlar riscos ao trabalhador. “O objetivo da prevenção é antecipar riscos com atitudes planejadas, a fim de evitar a ocorrência de acidentes e de doenças e melhorar a qualidade de vida do trabalhador”, ressalta o médico e gerente de Saúde do Sesi-RS, Antonino Germano. A intenção é que a segurança se torne um hábito ao trabalhador para que tenha um pensamento e comportamento prevencionista.  

“O comportamento seguro pode ser definido por meio da capacidade de identificar e controlar os riscos da atividade no presente para que isso resulte em redução da probabilidade de consequências indesejáveis no futuro, para si e para o outro”, explica Germano.  O médico destaca a vacina da gripe como exemplo. “Ao nos vacinarmos, prevenimos a gripe. Ao seguirmos as recomendações dos órgãos de saúde, prevenimos o contágio do Covid-19. E assim ocorre em diversas situações do dia a dia em que nos antecipamos ao risco”, diz.

Há programas que alertam sobre a exposição aos riscos no ambiente laboral, indicando medidas de eliminação ou controle de agentes que comprometem a segurança e saúde do trabalhador. Germano lembra porém que a prevenção nasce da mudança de comportamento.  O Sesi ajuda a mudar esse comportamento, com expertise na elaboração de programas de prevenção e, por meio de serviços especializados, auxilia a indústria a prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Veja aqui todas as matérias e ações da FIERGS sobre o novo coronavírus.

Publicado sexta-feira, 3 de Abril de 2020 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat