Você está aqui

O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi o tema da primeira palestra da Arena Indústria, dentro da 29ª Mercopar, nos Pavilhões da Festa da Uva. O gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Rovanir Baungartner, explicou que o fomento busca promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha. O edital disponibilizará recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (Sesi). Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplentes com alguma das instituições ou o Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do edital.

Durante a palestra, Baungartner tirou dúvidas e mostrou que além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa. As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br. A divulgação do primeiro ciclo com as ideias aprovadas será feita em fevereiro. Na edição passada, 136 ideias se inscreveram, 38 projetos foram aprovados e 29 foram contratados.

Crédito foto: Dudu Leal

ARENA INDÚSTRIA
A Arena Indústria segue com a programação todos os dias do evento. Nesta quarta-feira, às 13h30min, o gerente do Instituto Senai de Inovação em Metalmecânica, Victor Gomes, vai falar sobre Tecnologias para Aumentar a Eficiência dos Processos no Cenário Pós Pandemia. A Tecnologia como aliada da Vida Saudável e da Produtividade no Ambiente de Trabalho será o tema do Sesi-RS, às 14h30min. Ás 15h30min, será apresentado o Case da Randon, pelo diretor de Excelência Operacional da empresa, Bernardo Soares. Na sequência, o Senai terá dois espaços: Fomentos para Inovação na Indústria e Cadeias Produtivas. O Sebrae promove o Talk Indústria do Futuro, às 18h30min, sobre as principais tendências do setor.

O dia 19 de novembro começa  com o tema Inovação para a Sustentabiliade  Ambiental, com a coordenadora de serviços do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, Lisiane Metz. Ás 14h30min, haverá A importância a Gestão da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, com a psicóloga do Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, Graziela Alberici. O lançamento da Startup Lab Hélice será o tema do IEL-RS, às 15h30min; e às 16h30min, a vez da Gestão Integrada da Saúde nas Empresas: Princípios e Tendências, com o gerente em Saúde do Sesi-RS, Antonino Germano. Sandra Einloft, da Escola Politécnica da PUC-RS, vai falar sobre  Organizações Tecnológicas Inovadoras e de Sucesso: Qual a Importância da Diversidade? Às 18h30min, a Comissão organizadora do Edital Gaúcho de Inovação vai tirar dúvidas dos participantes sobre o fomento.

As palestras podem ser acompanhadas pelos canais do YouTube do Sesi, Senai e IEL-RS.

Publicado Terça-feira, 17 de Novembro de 2020 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat