Você está aqui

Sesi-RS reúne 32 equipes de estudantes para aplicar a robótica na prática

Está tudo pronto para a edição 2022 do Torneio de Robótica First Lego League Challenge, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e que ocorre nos dias 23 e 24 de março (quarta e quinta-feira da próxima semana). Novamente online, gratuito e com transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 8h (confira abaixo o serviço completo), a competição não ficará restrita à tecnologia: em paralelo, haverá o ciclo de debates Sesi-RS Educar para Conectar, voltado a gestores e educadores. As discussões vão abordar a importância da tecnologia nos processos de aprendizagem.  “A robótica integra a metodologia do Sesi. É uma forma de educar usando ferramentas atuais para solucionar problemas e ainda mostra a conexão e intimidade dos nossos alunos com essas novas tecnologias”, afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Para 2022, o torneio de robótica reunirá 32 equipes de 13 cidades gaúchas, somando 194 alunos participantes. São estudantes de nove a 16 anos, desafiados na busca de soluções para problemas do dia a dia por meio da robótica. No segundo dia de evento, representantes das equipes estarão no estúdio do Sesi-RS, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, e farão demonstrações ao vivo dos seus robôs.

Os temas do torneio são diferentes a cada temporada e, desta vez, o foco recai no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Batizada de Cargo Connect, propõe aos jovens repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Os times participantes precisam contar com entre dois e 10 integrantes – e podem estar associados a uma escola pública ou privada, clube, organização ou até mesmo ser apenas um grupo de amigos.

INOVAÇÃO NAS CIDADES EM DEBATE
Dentro da programação dos debates do Sesi-RS Educar para Conectar, está prevista para quinta-feira, dia 24, uma roda de discussões sobre inovação nas cidades, no âmbito do Pacto Alegre. O Sesi-RS é um dos parceiros dos projetos que visam desenvolver a cultura da inovação e do empreendedorismo entre estudantes. Inclusive, duas equipes que participam do torneio são formadas por alunos de escolas municipais da Capital.

Entre os convidados para os painéis do Sesi-RS Educar para Conectar, estão nomes como Priscila Boy, Leandro Holanda e Tatiane Aparecida Martins do Rosário. 

SERVIÇO

  • Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge
  • Sesi-RS Educar para Conectar
  • Quando: 23 e 24 de março, a partir das 8h
  • Onde: no canal de Youtube do Sesi-RS
  • Quanto: gratuito
Publicado quinta-feira, 17 de Março de 2022 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat