Você está aqui

Torneio de Robótica First Lego League Challenge conhece os vencedores do RS

Os vencedores da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) foram conhecidos no começo da tarde desta quinta-feira (24), em um evento com transmissão online e presença de representantes das equipes na sede da FIERGS, em Porto Alegre. Durante dois dias de competição, estudantes com idades entre nove e 16 anos foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para a área de transporte e logística. 

Na principal categoria, a Champignons Awards, a equipe Tecnoway, da Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, foi a primeira colocada. Como solução inovadora, o grupo com nove integrantes desenvolveu um protótipo de cargas de baú para caminhões e contêineres, além de programar um robô para as missões do torneio. “Até a última semana do torneio, o robô não estava desempenhando as missões. Mudamos a programação e dedicamos manhãs, tardes e noites. Conseguimos o máximo dentro do mínimo possivel”, celebra o técnico da equipe, Diogo Artur Dorneles Ribeiro. Ainda entre os ganhadores, em segundo lugar ficou a equipe de garagem Big Family, de Campo Bom, e, em terceiro, a Untitled, da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí. 

A competição envolveu cerca de 200 estudantes, de 13 cidades gaúchas. Das 32 equipes, seis representarão o Rio Grande do Sul no Festival Sesi de Robótica 2022, que acontecerá no final do mês de maio em São Paulo.  Além das três já citadas, a Kronos (Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes – Gravataí), MonTβ (Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller – Montenegro) e The Ducks (Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt - de Sapucaia do Sul) também vão disputar a etapa nacional.

Para o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, o evento propõe uma competitividade sadia, em que todos aprendem. “A robótica traz essa necessidade de estudar e desenvolver o projeto. O legado deixado para esses jovens é fazer algo que transforma. É uma forma de inclusão, não tem diferença de classe social para participar. É uma oportunidade para todos, com as mesmas condições, dependendo das suas habilidade e seus esforços“, enfatiza.

Sobre o tema edição deste ano do torneio, a gerente da área de educação do Sesi-RS, Sônia Bier, destacou que o desafio de logística e transporte trouxe a necessidade de olhar as relações de transporte, de estrutura urbana de um ângulo diferente. “Os alunos aprenderam mais sobre o aproveitamento de rios, aeroportos e rodovias, todos os leques da interconexão. Foi possível pensar na infraestrutura da cidade e no desenvolvimento econômico”, salienta.

EDUCAR PARA CONECTAR
Paralelamente ao Torneio de Robótica, foi realizada a segunda edição do Sesi-RS Educar para Conectar, um ciclo de debates envolvendo especialistas em educação, gestores e professores sobre como estimular o uso das tecnologias nos processos de aprendizagem. Na quarta-feira (23), a pedagoga Priscila Boy e o professor de tecnologias educacionais Leandro Holanda destacaram a importância do trabalho com projetos, por meio da solução de problemas reais, conectando as diversas áreas do conhecimento.

Nesta quinta-feira houve um bate-papo com Clarice Lamb, coordenadora do grupo de trabalho Educação Fora da Caixa do Pacto Alegre, que destacou a parceria do Sesi-RS no movimento que estimula a inovação e o empreendedorismo entre estudantes da rede municipal da Capital. 

Publicado quinta-feira, 24 de Março de 2022 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat