Você está aqui

Na segunda edição do Sesi Conecta Saúde, que teve início nesta terça (9), o consultor em saúde mental nova-iorquino Andrew Solomon falou sobre o legado da pandemia na saúde mental. Segundo ele, vivemos em um mundo em crise. "Governos autoritários, tragédias como a guerra na Ucrânia, terror do Covid e, agora, a varíola do macaco. Estamos despreparados para lidar com esses desafios. Quando o mundo externo fica instável, o mundo interno também fica. O nosso sistema de valores foi afetado de forma fundamental." Lembra que, no auge da pandemia, havia um problema urgente a ser resolvido: a saúde física. Com isso, a saúde mental acabou ficando em segundo plano. "Pessoas estavam morrendo pelos efeitos físicos do covid. Mas a saúde mental não é um luxo. Estamos hoje num nível agudo de sofrimento individual", destaca.

Além de Solomon, outros dez especialistas participam do evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) para tratar sobre saúde no ambiente de trabalho. Os painéis estão sendo realizados no Centro de Convenções da Fiergs, presencialmente para convidados, e com transmissão on-line ao vivo e gratuita para todo o Brasil. A programação se estende ao longo desta quarta-feira (10). Ao todo, foram mais de 18 mil inscritos para acompanhar as palestras virtualmente.

O médico do trabalho Paulo Reis tratou sobre gestão em saúde e segurança no trabalho nas empresas. Conforme ele, "a saúde é muito importante para ficar apenas nas mãos dos médicos". E, por isso, é fundamental apoio e equipe multidisciplinar. Nesse sentido, as empresas precisam se responsabilizar e atuar voltadas para a prevenção. Reis falou ainda sobre legislação e oportunidades para reduzir a tributação e investir os recursos em prevenção.

A construção de uma cultura de segurança e saúde nas empresas foi o tema da palestra de Eugênio Mussak. O médico, professor e palestrante ressaltou a importância das empresas atuarem não só para tratar pessoas doentes e realizar campanhas de prevenção, mas também atuar na promoção da saúde, criando condições para que as pessoas possam ter qualidade de vida. "As empresas precisam cuidar de sua longevidade. Para isso, é preciso investir em clima organizacional, inovação constante e cuidar da saúde das pessoas que compõem a empresa."  Além disso, é fundamental "desenvolver e conscientizar as lideranças de que a saúde é um bem precioso e precisa ser cuidado".

Na sequência, o especialista em longevidade Alexandre Kalache tratou sobre a longevidade produtiva. Ele destacou a importância de se ter políticas públicas voltadas para o envelhecimento. "Se a grande conquista dos últimos anos foi poder envelhecer, o desafio agora são as políticas públicas para envelhecer com qualidade". Continuou defendendo que "O principal recurso natural hoje é gente. E essa gente está envelhecendo. É preciso criar recursos para que se envelheça bem, com qualidade". 

Na abertura do evento, superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, falou sobre as iniciativas da entidade na área da saúde, pautadas no modelo de saúde integral. "O trabalho é o núcleo da vida contemporânea e tem um papel na segurança financeira, nas relações e na identidade das pessoas. O ambiente laboral é, portanto, um espaço para a atuação integral da saúde. Para o Sesi RS, quem cuida colabora com o desenvolvimento das pessoas, das empresas e da sociedade". 

O evento seguiu ainda com o médico e empreendedor na área da tecnologia e da saúde Cristiano Englert e o consultor em produtividade Christian Barbosa. Nos painéis, eles trataram sobre a era digital na saúde e sobre como retomar projetos pós-covid, respectivamente.

A programação do Sesi Conecta Saúde segue nesta quarta (10/9), com palestras de Pedro Shiozawa, sobre Burnout; Izabella Camargo, Produtividade Sustentável; Bianca Vilela, sobre a importância do sono saudável; Rafael Souto, sobre Liderança Humanizada; e Marcos Piangers, sobre futuro do trabalho. O evento é online e gratuito. Para acompanhar a transmissão ao vivo é necessário inscrição pelo site: https://www.sesiconectasaude.com.br

Dia 1: 09 de agosto

10h – Abertura
10h30 - Andrew Solomon: Saúde Mental e o legado pandêmico
11h30 - Paulo Reis: Gestão em SST nas empresas – Os impactos do GIIL-RAT e o FAP
12h30 – Intervalo
14h - Eugênio Mussak: Como construir uma cultura de segurança e saúde nas empresas​
15h - Alexandre Kalache: Como buscar a longevidade produtiva?
16h - Cristiano Englert: A Era digital na saúde: como as healthtechs estão transformando esse cenário
17h - Christian Barbosa: É possível retomar os projetos que pararam antes da Covid-19. Como buscar novos caminhos para eles
18h - Encerramento

Dia 2: 10 de agosto

9h – Abertura
9h30 - Pedro Shiozawa: Desvendando o Burnout
10h30 - Izabella Camargo: Produtividade Sustentável - Como alcançar seus objetivos sem perdas pelo caminho
11h30 – Intervalo
14h - Bianca Vilela: A importância do sono saudável para a manutenção da saúde
15h - Rafael Souto: Liderança Humanizada: fator de proteção psicossocial
16h - Marcos Piangers: O futuro do trabalho e o trabalho do futuro: um caminho mais humano
17h - Encerramento

A apresentação e mediação do evento online será feita por Laura Medina, jornalista e especialista em bem-estar

Alexandre Kalache: Um dos maiores especialistas do mundo sobre longevidade. Suas palestras abordam temas que vão desde o desenvolvimento de políticas intersetoriais, direitos humanos e o surgimento dos “adolescentes da terceira idade”, convidando o público a refletir em sobre como é possível envelhecer com qualidade de vida.

Andrew Solomon: Consultor de saúde mental e professor de psicologia clínica no Columbia University Medical Center. Escritor, ativista e conferencista, seus maiores sucessos são “Longe da Árvore” e “O Diabo do Meio-dia”, considerado um dos 100 livros mais importantes da última década pelo jornal The Times.

Bianca Vilela: Autora, palestrante, produtora de conteúdo e consultora em saúde corporativa. Bianca Vilela é graduada pela UNESP, pós-graduada e mestre pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em Fisiologia do Exercício. Com mais de 17 anos de experiência, presta consultoria para as maiores empresas do país, em diversos segmentos.

Christian Barbosa: Considerado “Senhor do Tempo”, pela Revista Você S/A e Zero Hora. É fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade e colaboração. Christian é autor de livros como: “A Tríade do Tempo”, “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, “Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer”, entre tantos outros.

Cristiano Englert: Investidor anjo e head do programa vertical na saúde HealthPlus. Médico Anestesiologista, com MBA em Gestão em Saúde, Cristiano é um empreendedor na área da tecnologia e da saúde e um evangelista e estrategista de diversos programas de inovação, tendo participado de inúmeras missões para o Vale do Silício.

Eugênio Mussak: Médico, professor e palestrante, dedica-se ao desenvolvimento de pessoas através da educação. Em parceria com a Associação Médica do Paraná, criou a EduMedica, empresa de educação para médicos. É autor de 13 livros e centenas de artigos. Também é sócio da Vida Simples, uma empresa de conteúdo focado em autoconhecimento, bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Izabella Camargo: Autora do Best-Seller de “DÁ UM TEMPO! Como encontrar limite em um mundo sem limites”. Colunista da Revista “Você RH”;, criadora do “Produtividade Sustentável”, movimento que desenvolve habilidades para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e prevenção da síndrome de burnout. Apresentadora do “Jornal Primeira Hora” e “Voz Padrão” da Rádio Bandeirantes.

Marcos Piangers: “Guru”, segundo o portal UOL e “fenômeno da internet”, jornal O Globo. Atuou na Rede Globo, palestrou para os maiores eventos e empresas do Brasil, Portugal e Inglaterra. Seus vídeos alcançaram meio bilhão de visualizações e sua palestra foi a mais bem avaliada no maior evento de marketing digital da América Latina.

Paulo Reis: Médico do Trabalho, palestrante, autor e CEO da GRSST. Além de prestar consultoria para diversas empresas nacionais e multinacionais em todo o Brasil com o foco em SST e questões previdenciárias e judiciais. No setor privado já atendeu diversas empresas, como Ford, Braskem, Monsanto, Tronox Pigmentos, Dupont, Cetrel, Dow Chemical, Petrobrás, entre outras.

Pedro Shiozawa: CMO & Co-Founder da Jungle Medical, Médico Psiquiatra, PhD em Psiquiatria, especialista em pesquisa clínica pela Harvard Medical School e professor da Santa Casa de São Paulo. Atua como professor do Departamento de Psiquiatria da FCMSCSP e como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Stricto Senso. Atua também como Head do The Turning Data Lab e é co-fundador da Jungle Medical.

Rafael Souto: Fundador e CEO da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado. Atuou com planejamento e gestão de carreira de executivos de diversas áreas, além de participar de Programas de Demissão Responsável junto a empresas nacionais e multinacionais. Referência nacional no tema carreira, atuando como colunista dos veículos Valor Econômico, Você S/A, Você RH, entre outros.

SESI CONECTA SAÚDE

  • Evento gratuito presencial e online sobre saúde no trabalho
  • Dia 09 de agosto, das 10h às 18h, e dia 10 de agosto, das 09h às 16h
  • Inscrições em www.sesiconectasaude.com.br
Publicado Terça-feira, 9 de Agosto de 2022 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat