Você está aqui

Após dois dias de competição, foram anunciadas no final da tarde de sexta-feira, 25 de novembro, as equipes vencedoras do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL), promovido pelo Sesi-RS no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Seis times, representando as cidades de Campo Bom, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Horizontina e Porto Alegre, participarão da etapa nacional, que será realizada em março de 2023, em Brasília. 

Na principal categoria, a Champion’s Awards, a primeira colocação ficou com a equipe de garagem Big Family, que reúne estudantes de escolas públicas de Campo Bom. Como solução inovadora na área de energia sustentável, tema desta edição do torneio, eles desenvolveram um projeto para gerar e armazenar energias solar e eólica. Técnico da equipe, Evandro Vieira Gonçalves afirma que o mais importante é o trabalho em grupo. 

“A temática desta edição foi divulgada em agosto, então o tempo é curto para dar conta de tudo. A gente se reúne, cada um pega uma tarefa e depois vai aperfeiçoando. Todos dão ideias, discutem juntos", afirma o técnico. 

Ainda na categoria principal, em segundo lugar ficou a equipe Aventura Lego, do Sesi de Santa Cruz do Sul. A terceira colocação ficou com a Tecnoway, da Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul. A competição reuniu mais de 300 estudantes com idades entre nove e 16 anos que, além de programar robôs para cumprir uma série de missões, dançaram, cantaram, trabalharam juntos e compartilharam experiências de pesquisa. 

"A robótica visa à formação integral dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades que são fundamentais para os desafios do século 21. E é essa metodologia que o Sesi busca compartilhar com outras escolas nesses eventos”, afirma a coordenadora de Tecnologias Educacionais do Sesi-RS, Fernanda Arusievicz. 

    Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. As 46 equipes foram avaliadas nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e Core Values (trabalho em equipe).  

    "Avaliamos o processo de construção da equipe, como desenvolveram o robô, e avaliamos os efeitos e o impacto disso. E, também, qual o resultado na vida dos estudantes", explica Júlio César Chiappin, juiz-chefe do nacional de robótica FLL e que acompanhou o trabalho dos times em Santa Cruz do Sul. 

    A edição 2022/2023 da competição internacional trouxe como missão reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias. O tema "Energize" está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU). 

    Representantes do RS na competição nacional

    • Big Family - equipe de garagem de Campo Bom
    • Aventura Lego - Sesi de Santa Cruz do Sul
    • Tecnoway - Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul
    • Spark - Escola Sesi Albino Marques Gomes, de Gravataí
    • Gods Robots - escolas municipais Espírito Santo e Cristo Rei, de Horizontina
    • Husky Bots - Pan American School, de Porto Alegre 

    Champion’s Award
    1- Big Family (Campo Bom)
    2- Aventura Lego (Sesi Santa Cruz do Sul)
    3- Tecnoway (Rede Caminho do Saber, Caxias do Sul) 

    Desempenho do Robô
    1 - Kronos (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
    2 - Spark (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
    3 - Aventura Lego (Sesi, Santa Cruz do Sul) 

    Core values
    1 - Above Tron (Escola Municipal Frederico Assmann, Santa Cruz do Sul)
    2 - Spark (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
    3 - FarrouTech (Contraturno Sesi Farroupilha) 

    Projeto de inovação
    1 - MonT Mist (Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, Montenegro)
    2 - C3P-O (Escola Sesi Arthur Aluízio Daudt, Sapucaia do Sul)
    3 - The Kings of Lego (Contraturno Sesi Montenegro) 

    Design do robô
    1 - Farroubots (Colégio Farroupilha, Porto Alegre)
    2 - Mond Robotik (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
    3 - Liga da Conexão (Sesi Campo Bom) 

    Técnico destaque
    Alexandra Colvara, equipe FarrouTech (Contraturno Sesi Farroupilha)

    Publicado segunda-feira, 28 de Novembro de 2022 - 11h11

    Precisando de ajuda?

    Por onde prefere falar conosco?

    Whats

    Chat