Você está aqui

Sesi vai ajudar auxiliar escola de Campo Bom em projeto de saúde mental

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) disponibilizou mentoria técnica para dez estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, de Campo Bom, que venceram a maratona Hackatchê, competição realizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) no final do mês de março.  O projeto dos estudantes consiste em um aplicativo capaz de oferecer suporte especializado a jovens que estejam enfrentando problemas emocionais, como transtornos de ansiedade, o Conexão Emocional.

“O nosso propósito é mostrar o potencial da pesquisa e da ciência dentro das escolas para resolver problemas do dia a dia,  e tornar a aprendizagem dos estudantes mais significativa”, afirmou o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, no encontro com os alunos.

“A pauta da saúde mental é complexa e envolve diversos fatores, mas o que chama atenção foi o fato de adolescentes terem observado casos dentro da escola e terem buscado uma forma de ajudar”, comentou a gerente da área de Saúde Mental e Inovação do Sesi-RS, Letícia Lessa, que coordenará a pesquisa para o desenvolvimento dos conteúdos disponibilizados na plataforma digital.

Nos próximos meses, a equipe formada pelos especialistas do Sesi-RS terá em torno de seis encontros com os estudantes para desenvolver o protótipo do aplicativo. Os encontros serão na Fiergs e no Instituto Caldeira, em Porto Alegre; na instituição de ensino em Campo Bom e na Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo.

No aplicativo, o estudante pode registrar seu estado de ânimo diariamente. A informação seria recebida por um gestor qualificado, que ficaria com a responsabilidade de atender o aluno e dar encaminhamento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Publicado segunda-feira, 24 de Abril de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat