Você está aqui

O crescimento sustentável das organizações passa pelo desenvolvimento de ações voltadas para a saúde das pessoas. É para fomentar reflexões sobre os tópicos mais atuais dessa temática que o Serviço Social da Indústria do RS (Sesi-RS) promove anualmente um dos maiores eventos de saúde no Brasil. Em 2023, o Sesi Conecta Saúde ocorre nos dias 9 e 10 de maio e aborda com profundidade as conexões entre as estratégias de ESG e Saúde nas empresas.

A sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” se refere a uma jornada de transformação para potencializar as práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas organizações. Por isso, o ESG tem sido um importante fator de fortalecimento para o futuro da Saúde Integral no Trabalho, impactando na segurança, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores e fazendo com que as empresas ganhem em desenvolvimento e em competitividade no mercado.

“Considerando o cenário mundial e brasileiro de  aumento da  expectativa de vida da população, aumento na prevalência de casos de doenças - como DCNT´s e transtornos mentais e comportamentais, entre outros, o Sesi-RS pauta cada vez mais a sua atuação por meio da Saúde Integral, de forma a contribuir positivamente para o cuidado integral e para a longevidade saudável e produtiva, tanto dos trabalhadores - impactando na força produtiva das indústrias, quanto da comunidade, associada a maior qualidade de vida em geral” destaca o superintendente do Sesi-RS Juliano Colombo. Esta visão integral também se conecta com a temática da sustentabilidade pautada no ESG, já que ambos se referem a necessidade do “cuidado”, assunto que será tratado no evento deste ano.

Com esse intuito, o Sesi-RS está comprometido a apoiar pessoas e empresas para uma gestão adequada e avançada da área, realizando pelo terceiro ano consecutivo o Sesi Conecta Saúde, em Porto Alegre e com transmissão online para todo o país. Reunindo palestrantes nacionais e internacionais, o evento beneficiou mais de 50 mil inscritos nas suas duas últimas edições e, mais uma vez, tem o objetivo de promover discussões de qualidade e de reforçar a importância de promover ambientes laborais saudáveis em cenários de constantes mudanças.

Neste ano, especialistas renomados apresentam as suas experiências, estudos e considerações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, sobre Saúde Mental e Fatores Psicossociais e sobre Qualidade de Vida e Bem-estar, conduzindo o público a reflexões sobre o papel das empresas e dos trabalhadores nesses âmbitos. O evento acontece em formato híbrido, com transmissão ao vivo e participação presencial de convidados à experiência imersiva no Teatro do Sesi, o maior da capital.

Ao todo, o Sesi Conecta Saúde terá 11 palestrantes trazendo discussões sobre o ecossistema da saúde. Entre eles, o psiquiatra e escritor Augusto Cury, o ex-atleta de natação da seleção brasileira Joel Jota, a neurocientista Carla Tieppo, o especialista em medicina do estilo de vida Lucas Medeiros, a especialista em educação transformadora nas empresas Soraia Schutel, entre outros. Nos painéis serão abordados assuntos como presenteísmo, liderança, estilo de vida, diversidade, produtividade e, principalmente, como todos estão envolvidos com o ESG.

ENCONTRO
Além disso, o Sesi Conecta Saúde também promove um encontro especial, exclusivo para convidados, com representantes da indústria durante o primeiro dia de evento. A partir das 12h, jornalistas e gestores convidados serão recebidos na FIERGS para um almoço, acompanhado da apresentação do painel “O papel da indústria no cuidado com a saúde no trabalho: tendências e gestão”. A palestra exclusiva conta com a presença de Aline Eggers, Diretora de Bebidas Fruki; Fernando Torelli, CEO do Hospital do Coração; Luiz Motta, CEO da Excelsior Alimentos; e Ubiratã Rezler, Diretor da Rezler Chavetas e Usinados e Presidente do SIMECS.

As inscrições para o Sesi Conecta Saúde são gratuitas e estão abertas ao público de todo o Brasil pelo site www.sesiconectasaude.com.br.

SESI CONECTA SAÚDE

  • Evento gratuito presencial (Teatro do Sesi) e online sobre saúde no trabalho
  • Dias 09 e 10 de maio, das 08h30 às 17h30
  • Inscrições em www.sesiconectasaude.com.br

9 de maio

8h30 - Abertura com apresentação de Renato Borghetti e Fábrica de Gaiteiros

9h40 - Fernando Torelly: Tendências de saúde para 2030 e impacto nas organizações

10h45 - Carla Tieppo: Vícios e Virtudes: Um olhar da Neurociência

11h45 - Intervalo

13h30 - Apresentação da Orquestra Sesi de Gravataí

14h10 - Reinaldo Bulgarelli: Estratégias de promoção da diversidade nas organizações

15h15 - Fernando Akio: Presenteísmo - Indicadores na gestão da saúde mental corporativa

16h20 - Augusto Cury: Inteligência socioemocional para aumento da produtividade

17h20 - Encerramento

 

10 de maio

8h30 - Abertura com apresentação do grupo Tholl

09h05 - Cátia Tokoro: ESG e Saúde - Integração ao negócio

10h10 -  Grácia Fragalá: ESG e Saúde

11h15 - Lucas Medeiros: Medicina do estilo de vida e a Saúde Corporativa

12h15 - Intervalo

13h40 - Apresentação do grupo Tholl

14h10 - JJ Camargo: Qualidade de vida, uma conquista pessoal

15h15 - Soraia Schutel: Autogestão na estratégia de gestão de pessoas

16h20 - Joel Jota: Foco, consistência e produtividade na busca por hábitos saudáveis

17h20 - Encerramento

Augusto Cury
Médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Tem mais de 80 livros publicados e é o psiquiatra mais lido do mundo, com obras traduzidas para mais de 70 países. É autor da Teoria de Inteligência Multifocal e fundador da Escola de Inteligência e da Academia de Gestão da Emoção.

Carla Tieppo
Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. É professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas.

Cátia Tokoro
Atua como membro independente em conselhos de administração, fiscal, consultivos e comitês. Possui certificação CCA+ pelo IBGC, onde é coordenadora do fórum de conselheiros do Chapter Zero Brazil e professora. Possui 25 anos de experiência como executiva e c-level de marketing e vendas B2B nas indústrias de telecom e TI. É graduada em engenharia elétrica pela PUC-RJ, com MBA em administração pelo IBMEC, formações executivas na Harvard Business School, Singularity University, em governança no IBGC, GoNew, Risk University KPMG, Competent Boards e em mediação pelo Instituto Mediare.

Fernando Akio
Médico graduado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Gerente Médico da P&G e Coordenador do módulo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da USP.

Fernando Torelly
Formado em Ciências Econômicas, com especializações em Gestão de Recursos Humanos, Administração Hospitalar e Negócios de Saúde, e mestrado em Administração de Empresas, administra hospitais desde 1988. Atuou como Vice-Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), CEO do Hospital Moinhos de Vento e Diretor Executivo do Hospital Sírio Libanês. Atualmente, ocupa o cargo de CEO-Superintendente Corporativo do Hcor-SP e também é idealizador e presidente da Associação Voluntários da Saúde.

Grácia Fragalá
Formada em Serviço Social e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios na Fundação Instituto de Administração (FIA). Executiva com mais de 20 anos de experiência como responsável pelo planejamento, gestão, controle e execução das atividades de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, Programas de Saúde e Bem-estar, Diversidade, Equidade & Inclusão e Responsabilidade Social. Especialista em SDG/ESG Strategy. Sócia na TPA Saúde; Sócia Fundadora na Easy Process EHS & Sustainability (SaaS em ESG); Vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP; Membro do Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global; Conselheira na Women in Lidership in Latin America Conselheira na Associação Brasileira de Qualidade de Vida Brasil Coutry Chair - G100, Trade Wing; Mentora de carreira no programa EBWL - Empower Black Women To Senior Leadership e no Programa Elas na Indústria.

JJ Camargo
Formado em medicina pela UFRGS, em 1970, onde obteve posteriormente o grau de Mestre e Doutor em Medicina, e fez pós-graduado em cirurgia torácica na Clínica Mayo, nos EUA. É Diretor de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Porto Alegre e professor desta disciplina na UFCSPA. Foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina (1989) e fez o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA (1999). Escritor, professor e reconhecido palestrante, com mais de 1100 conferências proferidas em 22 países. É autor de sete livros da especialidade e sete livros de crônicas. É cronista semanal do Caderno Vida de Zero Hora, desde 2011.

Joel Jota
Ex-atleta de natação da seleção brasileira, foi campeão brasileiro 17 vezes e foi um dos melhores nadadores do mundo. Atualmente, é mentor, palestrante, best-seller, empresário e um dos maiores treinadores de alta performance do Brasil.

Lucas Medeiros
PhD em neurociências, vem unindo o estudo do cérebro, do comportamento humano, da psicoterapia e da medicina do estilo de vida na direção da saúde mental de pacientes e do desenvolvimento de pesquisa médica e divulgação científica. É professor da Unirio e da pós-graduação do Einstein. Vem impactando positivamente a vida de muita gente por meio da prática médica, de suas aulas e da sua presença no mundo digital. É uma liderança no movimento que vem causando uma revolução na forma como se compreende a saúde no nosso tempo: a lifestyle medicine (medicina do estilo de vida).

Reinaldo Bulgarelli
Fundador e sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação (2001). É educador, professor, consultor, conferencista, escritor e conselheiro. Atua na área social desde 1978, sobretudo com direitos humanos e desenvolvimento, responsabilidade social empresarial, diversidade, equidade e inclusão. É Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, membro da Diretoria Executiva da associação Brasileira de Recursos Humanos, membro do conselho consultivo de variadas organizações, entre as quais a ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho, ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), GAMES (grupo de discussão sobre diversidade e a questão LGBTI+), CRC SP - Conselho Regional de Contabilidade de SP / GT Diversidade e Inclusão, Plan International, Instituto Alpargatas, Instituto +Diversidade, Associação BemViver e CAMP Mangueira.

Soraia Schutel
Doutora em Administração. Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil. Empreendedora, consultora de empresas, coach executiva e de carreira, palestrante internacional, tem experiência como docente em cursos de gestão e MBA há mais de 15 anos. Especialista em educação transformadora nas empresas.

Publicado sexta-feira, 5 de Maio de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat