Você está aqui

Sesi propõe a saúde como estratégia empresarial

A saúde dos trabalhadores como estratégia empresarial. Essa é a proposta que o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, apresentou durante o Congresso Nacional de Recursos Humanos - Conarh Saúde 2023, realizado nesta quarta-feira (31) em São Paulo. O evento tem como objetivo apresentar as melhores estratégias, soluções e casos de sucesso que contribuam para a melhoria dos resultados da saúde corporativa. “O Sesi foi criado há 77 anos para atender demandas sociais urgentes do trabalhador. Por isso, buscamos transcender a prestação de serviços e atuar como como articulador de redes e provocador das lideranças para que a saúde se torne pauta estratégica e que se unam esforços para alcançar transformação social”, lembra Colombo, que teve sua palestra intitulada Integrando lideranças e instituições em prol da saúde e da produtividade: uma experiência exitosa.

Colombo destaca a importância do engajamento da liderança na pauta da saúde. “O primeiro responsável pela nossa saúde somos nós mesmos, é preciso reconhecer e valorizar o autocuidado. Porém, também é preciso consolidar a saúde do trabalhador como um dos principais ativos da empresa. A saúde e a produtividade dos trabalhadores estão diretamente ligadas. E as lideranças são os grandes influenciadores desse movimento”., destacou. Ele contou o case do Sesi em Panambi, onde há uma ação conjunta entre a instituição, a prefeitura e seis empresas: o Projeto + Saúde que integrou todos os atores, com resultados significativos na área de saúde mental.

“A atuação do Sesi em saúde evoluiu para o conceito de Saúde Integral: um olhar de cuidado integrado”, ressalta ele. “Trazemos a saúde integral através dos nossos serviços in company, unidades móveis, plataformas digitais e nossas unidades físicas próprias. Já inauguramos um novo conceito de estrutura física que reflete nosso entendimento de saúde integral em duas cidades: o Espaço Saúde Sesi”.

Além disso, o Sesi vem atuando na promoção do debate desta pauta em mídias empresariais e econômicas, por meio do evento Conecta Saúde. Este ano, o tema do evento foi o ESG mostrando que a saúde (e o Sesi) não estão apenas no S de Social, mas também influencia e é influenciada pelo Ambiente e precisa estar na Governança. “O Sesi mobiliza o G a olhar para o S e a colocar a saúde como pauta estratégica da empresa. O case de Panambi, vencedor do Top Cidadania 2022, mostrou que é possível influenciar políticas públicas e mudar a realidade da saúde da comunidade”.

Publicado quinta-feira, 1 de Junho de 2023 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat