Você está aqui

Estudantes do Rio Grande do Sul vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Estudantes de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Montenegro e São Leopoldo vão embarcar para o Rio de Janeiro em agosto para competir no Festival Sesi de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital do Rio de Janeiro.

O torneio vai reunir 90 equipes, com seis a dez integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes do ensino médio competem em uma das três modalidades - F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a dois metros de altura e 56 kg.

O Estado terá seis equipes competindo em duas modalidades.  Na FTC, os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena. A Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes de Gravataí estará representada pela equipe Bah Tech. A UnderCtrl, do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo, também participa.

Na modalidade FRC, os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena. Do RS, participam a equipe Mont, da Escola Sesi de EM Heitor Müller, de Montenegro, a TecRobot, da Escola Sesi de EM José Pedro Fernando Piovan, de São Leopoldo, a The Brazilian Trail Blazers, da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre, e a Under Control, do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo.

Não é só o desempenho dos robôs na arena que conta. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

Publicado quinta-feira, 20 de Julho de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat