Você está aqui

Sesi-RS lança Observatório Saúde no Trabalho

Iniciativa que tem como objetivo impactar de forma positiva a saúde dos trabalhadores da indústria no Rio Grande do Sul, o Observatório Saúde no Trabalho foi lançado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) em agosto. Trata-se de um projeto com foco em inteligência de dados, o que permite produzir análises não apenas retrospectivas, mas preditivas para a saúde dos trabalhadores.

"Com dados epidemiológicos e análises comportamentais, conseguimos subsidiar as empresas no desenvolvimento de planos de ação mais assertivos com vistas à promoção da saúde integral dos trabalhadores", afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Entre as inovações trazidas pelo Observatório está a atuação de um cientista comportamental na equipe, que também conta com epidemiologista, analista e cientista de dados. O trabalho com a ciência comportamental está alinhado à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em maio deste ano, para que os países-membros criem equipes com foco em compreender e modelar as tomadas de decisões das pessoas em relação à saúde.

O gerente de Saúde do Sesi, Antonino Germano, cita como exemplo dados sobre o perfil dos trabalhadores das indústrias gaúchas que não praticam atividades físicas, coletados durante a aplicação da Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), entre julho de 2022 e julho deste ano.

“Mais de 80% dos entrevistados que são sedentários confirmaram ter interesse em se exercitar num futuro próximo. Esse é um dado importante que a ciência comportamental contribui para influenciar a tomada de decisão. Se essas pessoas estão predispostas a fazer exercícios, trabalhamos diretamente com as empresas em ações para estimular a mudança no comportamento”, destaca Germano, que está à frente do Observatório.

Segundo ele, as pesquisas do Observatório permitirão que as indústrias direcionem seus investimentos internos, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e reduzindo os custos com saúde – como aqueles provocados pelos afastamentos por doença. Isso ocorre por meio de relatórios analíticos por segmento ou tema de interesse, permitindo um entendimento mais claro de cenários.

Da mesma forma, os dados do Observatório podem contribuir para o desenvolvimento, consolidação e mudanças de políticas públicas de saúde no Estado. Já existe expertise do Sesi-RS em pesquisas – a Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), por exemplo, ouviu 48 mil trabalhadores de 589 empresas do Estado, mapeando dados sobre estilo de vida, estresse, morbidade e percepção da saúde, produtividade e segurança no trabalho.

Outro objetivo do Observatório consiste em firmar parcerias com universidades e outras instituições de ensino e pesquisa, com ênfase em saúde do trabalho. Isso se dá tanto pela troca de informações quanto por intercâmbio em estágios e parcerias multissetoriais.

Publicado Terça-feira, 5 de Setembro de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat