Você está aqui

Quatro equipes são selecionadas para representar o RS em competição nacional de robótica

Depois de dois dias de competição, as quatro equipes vencedoras do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL) foram anunciadas no final da tarde de sexta-feira (17). Promovido pelo Sesi-RS, o evento ocorreu durante a Mostra Sesi Com@Ciência, em Canoas. Os times ganhadores construíram robôs para realização de uma série de missões. Agora, esses jovens participarão da etapa final da FLL, que terá a cidade de Brasília como sede, entre 28 de fevereiro e 2 de março de 2024.

A edição 2023/2024 do torneio é focada no mundo artístico e tecnológico. “O objetivo da temática Masterpiece é as crianças e adolescentes contagiarem a sociedade por meio das tecnologias e das artes como ferramentas para instigar as pessoas a praticarem suas paixões”, explica a presidenta do Comitê Nacional de Avaliações da FLL, Rosi Carvalho.

A equipe Construtores SH, que reúne estudantes da escola municipal de Porto Alegre Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, ganhou o primeiro lugar na principal categoria, chamada de Champion’s Awards. Os alunos desenvolveram, como solução inovadora na área de tecnologia e artes, um projeto de caminhão que passaria pelas comunidades da capital gaúcha, trazendo a experiência de poder viajar sem sair de casa. “Nós treinamos sem parar, dia e noite, para estar aqui e receber esse prêmio”, conta com orgulho Thiago Cruz, de 15 anos, um dos integrantes da Construtores SH.

Em segundo lugar da Champion’s Awards, ficou o time Tecnoway, da escola Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul. A equipe Aventura Lego, do Contraturno Sesi de Santa Cruz, levou o terceiro lugar. Fechando o pódio, a quarta colocação foi ocupada pela equipe Loboticos, da escola municipal Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre. Ao todo, 189 estudantes, com idades entre nove e 15 anos, participaram dos desafios propostos e também se divertiram em conjunto.

Conforme a coordenadora de Tecnologias Educacionais na Gerência de Educação do Sesi-RS, Fernanda Arusievicz, a instituição preza por uma metodologia de ensino que enfatiza o protagonismo dos alunos, tornando-os autônomos, críticos e cientes das suas decisões a partir do desenvolvimento das habilidades e das competências necessárias tanto para o mundo do trabalho quanto para a vida em sociedade. E o Sesi-RS segue essa mesma lógica em relação ao torneio.

“Com a competição de robótica, podemos transpor os muros das escolas Sesi e levar questões de trabalho em equipe, do compartilhamento e da importância da abordagem STEAM (que foca na integração das áreas de Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Nosso objetivo é introduzir esses jovens no mundo da ciência, de forma que eles vejam que o aprendizado pode ser divertido e responsável ao mesmo tempo”, explica Fernanda.

    Ao todo, 27 equipes das redes pública, privada e do Sesi-RS construíram e programaram robôs com peças de LEGO para cumprir várias missões diferentes, usando as tecnologias Lego Mindstorms EV3 e Lego Spike Prime. Os times também criaram um projeto de inovação que serve como solução para algum problema real dentro da temática proposta.

    Assim, as equipes foram avaliadas em quatro categorias: Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values (valores de trabalho em equipe).

     

    Quem são as 4 equipes representantes do RS na competição nacional

    • Equipe Construtores SH, de Porto Alegre
    • Equipe Tecnoway, de Caxias do Sul
    • Equipe Aventura Lego, de Santa Cruz do Sul
    • Equipe Lobóticos, de Porto Alegre

     

    Confira as equipes vencedoras em cada categoria

     

    Champion’s Awards

    1 - Construtores SH (Saint Hilaire, de Porto Alegre)

    2 - Tecnoway (Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul)

    3 - Aventura Lego (Contraturno Sesi, de Santa Cruz do Sul)

     

    Desafio do Robô

    1 - Construtores SH (Saint Hilaire, de Porto Alegre)

    2 - Tecnoway (Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul)

     

    Design do Robô

    1 - Lobóticos (Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre)

    2 - Newtonianos (Super Gênios, de Cachoeira do Sul)

     

    Projeto de Inovação

    1 - Lovelacebots (Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, de São Leopoldo)

    2 - Spark (Contraturno Sesi, de Gravataí)

     

    Core Values

    1 - Muk (Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí)

    2 - Leorobots (Leonardo da Vinci Gama, de Canoas)

    Publicado segunda-feira, 20 de Novembro de 2023 - 17h17

    Precisando de ajuda?

    Por onde prefere falar conosco?

    Whats

    Chat