Você está aqui

Debater o papel da alimentação e a promoção da saúde do trabalhador das indústrias do Rio Grande do Sul foi o objetivo da segunda edição do Fórum Sesi de Nutrição realizado nesta terça (9) na sede da FIERGS com a presença de especialistas na área. “É nosso desafio dar continuidade ao trabalho com foco nas indústrias nessa segunda edição do evento, que visa a promover a troca de conhecimento sobre os impactos do cuidado da saúde do trabalhador. Esse cuidado atinge muito além das empresas, é replicado dentro das famílias e na comunidade”, declarou a gerente de Promoção da Saúde do Sesi-RS, Lisiane Borda Mendonça, na abertura do evento.  

As doenças cardiovasculares são as crônicas Não-Transmissíveis que mais matam no mundo, Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morrem em decorrência dessas doenças – 31% de todas as mortes em nível global. Entre os principais causadores estão dietas inadequadas, sedentarismo, uso de tabaco e do álcool. A informação foi trazida para reflexão pela coordenadora do Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, Gabriela Herrmann. Um comparativo entre trabalhadores do Rio Grande do Sul e a média brasileira mostra que os gaúchos apresentam menores índices de hipertensão e também apontam menor adição de sal aos alimentos durante as refeições. “Ainda está em análise, mas os dois fatores podem estar ligados”, explica Gabriela. 

A nutricionista da Funcione Gabriela Port falou sobre a importância da boa microbiota intestinal para a saúde do organismo. “O intestino já é conhecido como nosso segundo cérebro, acumula funções hormonais, enzimática, metabólica e imunológica. Intestino saudável é sinônimo de organismo saudável”, explica. A diversidade de alimentos, o consumo de fibras e a boa hidratação são fundamentais para a boa saúde do sistema digestivo. 

A doutora em Nutrição Letícia Ramalho esteve no painel: Comer à noite engorda? A pesquisadora do Laboratório de Cronobiologia da Ufrgs, no qual falou sobre a importância de os trabalhadores que atuam à noite, período em que o corpo entende que deveria estar dormindo, mantenham uma alimentação saudável, com baixos índices de gordura no período. Uma pesquisa mostra que manter uma alimentação hiperlipídica para esses trabalhadores à noite traz como resultado elevação de glicose, triglicerídios, redução de HDL e aumento de gordura abdominal, mesmo que não haja registro de elevação de peso.  

Também foi apresentado o case da General Motors Mercosul, localizada em Gravataí, que promoveu mudanças no refeitório e no cardápio da empresa. A empresa conta com uma unidade do espaço Bem-Estar do Sesi-RS. A nutricionista Adriana da Silva Lockmann falou sobre o projeto Passos da Longevidade, realizado pelo Banco de Alimentos, que tem como objetivo promover e manter a qualidade de vida e saúde da população idosa. 

O Fórum de Nutrição faz parte da atuação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) de contribuir para a realização da gestão da saúde no trabalho na indústria gaúcha, assegurando o cumprimento da legislação e a sustentabilidade dos negócios, possibilitando ao trabalhador viver, trabalhar melhor e elevar a produtividade e competitividade das idústrias. 

Veja mais fotos no Flickr

Publicado Terça-feira, 9 de Abril de 2019 - 18h18

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat