Você está aqui

Alunas do Sesi vencem o HackLab Challenge da Gramado Summit

As estudantes Brenda Diehl, Gabriely Sokal da Silva, Júlia Thiesen, Luísa de Moura Garcia e Manuela Lutz de Moura da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul foram as vencedoras do HackLab Challenge, realizado de 12 a 14 de abril, durante a Gramado Summit. Nos três dias de evento, os estudantes buscaram soluções para desafios reais. Nove equipes participaram, do desafio promovido pelo SebaeX e TXM, sendo que apenas duas com alunos de ensino médio.

As meninas fizeram em três dias o SOSMind, com o objetivo de ajudar os alunos com crise de ansiedade. Elas desenvolveram um protótipo de um aplicativo que auxilia a orientação educacional na avaliação de casos graves. O aplicativo armazena os dados de batimentos cardíacos e oxigenação no sangue, monitorados por meio de sensores que foram desenvolvidos utilizando a GogoBoard e o Arduino, e consta com uma lista de possíveis sintomas de uma crise de ansiedade que quando assinalados indicam a urgência ou não de um atendimento emergencial médico. A ideia é que ao receber os alunos, a orientação possa fazer essa triagem para que o encaminhamento seja o melhor possível. O aplicativo também cria um banco de dados para que possa ser acompanhado o número de vezes que determinado aluno busca por esse atendimento educacional, visando alertar as famílias e encaminhar para atendimentos médicos antes mesmo que algum problema de saúde mental seja diagnosticado.

As iniciativas que aliam ciência e tecnologia são uma marca da educação do Sesi-RS e já renderam mais de cem premiações em eventos científicos no Brasil e no Exterior, além do reconhecimento do Ministério da Educação como uma das instituições mais inovadoras do país. Os resultados desse modelo educacional – iniciado em 2014 com a primeira escola de Ensino Médio do Sesi, em Pelotas, motivaram o anúncio, no ano passado, da construção de seis novas escolas no Rio Grande do Sul e na criação de um Instituto de Formação de Professores, que será inaugurado em maio. Até 2027, o Sesi-RS terá 11 escolas de Ensino Médio em tempo integral.

Foto: Mônica Bortoli

Publicado segunda-feira, 17 de Abril de 2023 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat