Você está aqui

Alunos gaúchos embarcam para torneio de matemática na China

Seis alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí embarcam na próxima terça-feira (19) para a China. Eles vão se unir à equipe brasileira que participa da 10ª World Mathematics Team Championship, em Beijing, entre os dias 21 e 25 de novembro. Os estudantes se classificaram depois dos resultados obtidos nas etapas estadual e nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira (MSF), na qual receberam medalhas de bronze e prata. Gustavo dos Santos Mendes e Luís Gabriel Figueiredo Gomes, do primeiro ano; Pedro Henrique Ferreira Pereira e Arthur Matias Graeff, do segundo; e Cecília Hernandez Alvarez e Amanda Petter, do terceiro, serão os representantes do Sesi.

A professora de matemática Guiomar de Souza é quem vai acompanhar a turma na estadia chinesa. "É uma grande conquista para uma escola com apenas três anos de existência. É uma das provas de que a metodologia inovadora aplicada traz resultados", comemora. A proposta educacional do Sesi-RS desenvolve competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizada por diferentes tecnologias e marcada pela compreensão da cultura juvenil. “Temos um trabalho totalmente pautado no 'aprender fazendo', com laboratórios, salas ambiente, trabalhando a gameficação, que é a capacidade de transportar para jogos assuntos que são importantes para o jovem pensar e refletir, aproveitando e reconhecendo sua necessidade de se movimentar”, explica a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

A classificação para a competição na China é uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da unidade de Pelotas, foram cerca de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional – incluindo 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia. As Escolas Sesi são uma iniciativa do setor industrial do Rio Grande do Sul, destinadas especialmente para filhos de industriários.

Publicado quarta-feira, 13 de Novembro de 2019 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat