Você está aqui

Cases de inovação e soluções digitais para a indústria são destaques na Jornada 4.0 da Mercopar

O palco do Espaço Futuro da Mercopar reuniu na tarde de quarta-feira (19) especialistas e representantes de empresas e entidades que são referência em projetos inovadores e soluções digitais para a indústria. Em sua quinta edição, com o tema “Da tecnologia à competitividade”, a Jornada abordou os temas de maior relevância para o futuro da indústria 4.0, como Manufatura Aditiva (impressão 3D), Big Data - Mineração de Dados, Analytics, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Integração de Sistemas, Robótica Avançada, Manufatura Digital,Computação em Nuvem, Segurança Digital, Sistemas de Simulação, entre outras.

O coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiergs (Citec) e VP Executivo e CTO das Empresas Randon, Daniel Ely, abriu o evento falando da missão do Citec no fomento à inovação junto às cadeias produtivas locais. “Um dos nossos focos é a educação, pois a indústria está se transformando e é preciso formar profissionais preparados para esta transformação”, afirmou.

O diretor da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), Evandro Eckille Rodrigues, apresentou o trabalho realizado pela entidade para acelerar o crescimento da indústria 4.0 e IIoT no Brasil. “Atuamos para a geração de negócios, por mais protagonismo, visibilidade, networking e engajamento do setor”, destacou Rodrigues. Maikon Ulrich, da i3C, apresentou o case de soluções aplicadas na transformação digital de uma indústria de alimentos da área de proteína animal. “Entre outros resultados, a adoção das tecnologias reduziu em 50% o custo da tonelada movimentada”, apontou. 

Silvio Bittencourt da Silva, diretor da Unidade de Tecnologia e Inovação da Unisinos, e coordenador da Rede RS Indústria 4.0, explicou à plateia o propósito da Rede, que é colaborar para elevar a competitividade da indústria gaúcha e desenvolver o ecossistema da indústria 4.0 do RS. “A colaboração está no centro dos maiores desafios da indústria 4.0”, destacou. Daniel Monaga e Igor André Krakeche apresentaram o case da Célula 4.0, desafio de integração de tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0. A Célula foi desenvolvida em colaboração por 12 empresas para solucionar uma demanda da Master Sistemas Automotivos, controlada das Empresas Randon, que faz parte das Empresas Randon: fazer a inspeção automática dos freios automotivos que a empresa produz de forma manual. A Célula é um protótipo, em exposição na Mercopar, que integra diversas soluções da Indústria 4.0 e tem potencial para triplicar a velocidade com que as peças são produzidas atualmente, garantindo a qualidade.   

Hélio Akira Oyama, diretor de gerenciamento de Produtos da Qualcomm, líder mundial na produção de processadores para smartphones, discorreu sobre o status do 5G em nível mundial e no Brasil e as possibilidades que a tecnologia traz para a indústria. “Até o final de 2023 espera-se mais de 1 bilhão de conexões 5G no mundo. Até 2033, abrem-se oportunidades de negócio em vários segmentos da indústria, com a expectativa de movimentar mais de 13 trilhões de dólares”.

Publicado quinta-feira, 20 de Outubro de 2022 - 13h13

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat