Você está aqui

Apostando na prevenção como ferramenta eficaz de saúde pública, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) disponibiliza em algumas de suas clínicas a QDENGA®, nova vacina contra a dengue. O imunizante aprovado pela Anvisa é indicado para pessoas entre quatro e 60 anos. Via Sesi, as doses são ofertadas em três locais: no Espaço Saúde Caxias do Sul (Avenida Rio Branco, 186 – Bairro São Pelegrino), no Espaço Saúde Panambi (Rua Konrad Adenauer, 1585 – Bairro Érica), em Panambi, e na Clínica de Vacinas Canoas (Rua Aurora, 1220 - Bairro Marechal Rondon), em Canoas

O trabalho é realizado com a experiência de quem já protegeu mais de 120 mil pessoas durante a campanha de vacinação contra a gripe em 2023. O foco principal são trabalhadores da indústria, embora qualquer pessoa possa se vacinar. Os valores podem ser consultados nas unidades. 

“O Sesi tem a saúde integral dos trabalhadores como meta. Buscamos ações que reforcem essa premissa, como é o caso da vacinação. O expertise adquirido com a imunização da gripe agora será usado para evitar a dengue, doença que tem ganhado força atualmente em todo o Brasil”, afirma o gerente da área de Saúde do Sesi-RS, Antonino Germano.

Vacina com DNA recombinante

Conforme nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a QDENGA® é uma vacina de DNA recombinante contra os quatro sorotipos da dengue. Sua eficácia tem base em resultados de 19 estudos de três fases com mais de 28 mil pessoas (crianças e adultos). O fabricante é o laboratório japonês Takeda Pharma. 

Os ensaios clínicos indicam eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer tipo da enfermidade, um ano depois da segunda dose. O medicamento ainda reduziu as hospitalizações em 90%.

O imunizante, recomendado para público entre quatro e 60 anos, deve ser aplicado em duas doses, sendo a segunda três meses após a primeira. A vacina também poderá ser aplicada em quem já teve a doença e não há necessidade de comprovação sorológica como condição para a vacinação, diferente da anterior. 

Dengue mais do que dobrou de casos no Brasil, de 2021 para 2022 

Sucessivas epidemias de dengue assolam o país nos últimos 40 anos. Em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil computou mais de 1,4 milhão de casos da doença (aumento de 162,5% em comparação com 2021), sendo mais de 1,4 mil casos de dengue grave e mais de mil mortes. Até o começo de junho deste ano, foram notificados acima de 1 milhão de casos suspeitos e 635 óbitos estavam sob investigação.

Como principais sintomas, pode-se mencionar febre superior a 38°C, dor no corpo, dor atrás dos olhos, perda de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e mal-estar. Consequências da contaminação mais grave incluem dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos e sangramentos.

Para evitar a doenças, indica-se não deixar água parada, pois é onde o mosquito transmissor faz seus criadouros.

SERVIÇO

Onde encontrar a vacina QDENGA® na rede Sesi:

Caxias do Sul:
Espaço Saúde (Avenida Rio Branco, 186 – Bairro São Pelegrino). Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábados das 8h às 12h.

Panambi:
Espaço Saúde Panambi (Rua Konrad Adenauer, 1585 – Bairro Érica). Funcionamento:Segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h10min às 18h. Sábados das 8h às 12h.

Canoas:
Clínica de Vacinas Canoas (Rua Aurora, 1220 - Bairro Marechal Rondon). Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 20h e sábados das 8h às 14h.

* Valores disponíveis em cada unidade.

 

Publicado quinta-feira, 27 de Julho de 2023 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat