Você está aqui

O mercado dinâmico exige constante qualificação e atualização por parte dos profissionais. Atento a essa necessidade, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) oferece cursos de Educação Continuada, por meio da modalidade presencial e a distância. “A educação continuada compreende ações educativas de aprendizagem, que permeiam, suplementam e atualizam conhecimentos adquiridos, mas também produzem e sistematizam novos saberes. O foco é o permanente desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais dos trabalhadores”, comenta a Gerente da Área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

De acordo com a pesquisa Global Lifelong Learner Survey, realizada recentemente pela consultoria inglesa Pearson, 84% dos brasileiros empregados com mais de 18 anos percebem que a educação continuada pode contribuir para avançar na empresa onde atuam. Mais da metade respondeu que continuar estudando é fundamental para progredir na carreira.

O Sesi oferece 25 cursos presenciais nas áreas de formação pessoal e profissional e sustentabilidade,  nos quais adota metodologia ativa, que  visa desenvolver competências e habilidades para o trabalho, ao abordar os seguintes temas: Cultura organizacional; Comunicação; Ética, Empatia;  Empreendedorismo; Inovação; Planejamento e foco em Resultados; Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental.

As turmas de Educação Continuada para o Mundo do Trabalho (ECMT) podem ser realizadas in company, ou em unidades do Sesi – essa, na modalidade aberta, pela qual podem ser formadas turmas mistas, incluindo trabalhadores de indústria, de outros setores ou estudantes. As aulas presenciais também estão disponíveis nas unidades do Sesi em Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Guaíba, Guaporé, Igrejinha, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e São Leopoldo. Até agosto, cerca de 16 mil pessoas passaram pelas capacitações de educação continuada do Sesi-RS neste ano.

Entre as empresas que já contrataram os cursos para qualificar seu quadro de funcionários está a Vence Tudo, indústria de máquinas e implementos agrícolas, localizada em Ibirubá (RS), com 1,1 mil trabalhadores. Em 2019, foram oito turmas realizadas dentro da estrutura da empresa. “Um grande diferencial é a metodologia de ensino, com ferramentas totalmente aplicáveis no cotidiano pessoal e do ambiente profissional”, avalia a analista de Recursos Humanos da indústria, Vanessa Diehl. “Essa aproximação do Sesi e de seus profissionais com a realidade das indústrias permite que os cursos sejam assertivos nas nossas necessidades. O retorno dos nossos funcionários foi muito positivo”, completa.

Outro exemplo é a IMS Soluções em Energia, de Porto Alegre, cujos funcionários participaram de sete capacitações, incluindo Disciplina, organização e planejamento; Comprometimento e foco em resultado; e Aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças. “Foram experiências produtivas, que trouxeram reflexões para o trabalho de toda a equipe”, lembra a supervisora de gestão da empresa, Hélen Cátia Lima Pintos.

O Sesi também conta com 60 opções de cursos a distância, nas áreas de Educação e Saúde, que incluem desenvolvimento Pessoal, Profissional e Técnico, Idiomas e Informática. Na série 100% Seguro, oferece qualificações na área de Segurança e Saúde do Trabalhador, incluindo soluções para os segmentos Frigorífico e de Mineração, por exemplo. As opções completas estão disponíveis em www.sesiead.com.br.

Publicado quarta-feira, 11 de Setembro de 2019 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat