A gerente de Tecnologias Educacionais e Empreendedorismo do Sesi-RS, Fernanda Costa Arusievicz, destaca que as competições de robótica vão muito além da programação e do trabalho técnico das equipes. “Esses torneios possibilitam que os estudantes vivenciem a ciência de forma significativa e aprendam a transformar ideias em soluções concretas. A robótica estimula a criatividade, o protagonismo e competências essenciais para o futuro do trabalho, como comunicação, colaboração e pensamento analítico”, afirma Fernanda.
Além das disputas, o público presente poderá conferir o projeto Sesi Desenvolvendo ComCiênci@. A iniciativa levará o Museu da PUCRS ao evento, com mais de 30 experiências interativas, entre oficinas, mostras e demonstrações científicas, incluindo atrações como o Giroscópio Humano, a Corrida Espacial e o Circo Magnético, que aproximam crianças e jovens da experimentação científica de forma divertida e acessível.
ATIVIDADES CULTURAIS
A programação contará também com atividades culturais. O público poderá visitar a mostra fotográfica Sesi Foto Show, com o tema Paisagens Urbanas, um novo olhar sobre as cidades, reunindo imagens produzidas por estudantes do Ensino Médio do Sesi-RS. No dia 11, sete alunos selecionados participarão de um bate-papo com a curadora Rochele Zandavalli, fotógrafa e doutora em História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS. Ainda no dia 11, às 14h, o Grupo Tholl, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo Bate pra Tua Patota que Hoje tem Circo. Originário de Pelotas, o grupo é referência por unir circo, teatro, dança e figurinos marcantes, além de atuar em projetos sociais que promovem o acesso à arte e o desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes.




