Você está aqui

Espetáculo especial reúne egressos nos 30 anos do grupo Sesi Show

Em 2019, o Grupo Sesi Show e o Show Integração – projetos que realizam a difusão de ações culturais educativas à população no município de Santa Rosa – completam 30 anos. Inserido no programa de Iniciação às Artes do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), o Sesi Show promove oficinas de música, dança, artes visuais e teatro na cidade de Santa Rosa desde 1989. “O Sesi Show representa a essência do propósito do Sesi e suas performances sempre transmitiram e transmitem valores fundamentais para a nossa sociedade, como a amizade, a família e a integração, transformando de forma decisiva a vida dos mais de 3 mil alunos que passaram pelas oficinas de artes da cidade”, comenta o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Com o intuito de comemorar o 30º aniversário dos projetos, foi organizada uma programação especial. No dia 28, às 20h, o Sesi Show apresentará o espetáculo “30 anos, Cantos e Contos”, que contará com a participação de 80 egressos do grupo, juntamente com os atuais integrantes. Trazendo temas que estiveram presentes na história do projeto, o evento será destinado a empresários, profissionais da imprensa, autoridades e familiares dos participantes. “Muitos músicos, dançarinos e cantores foram formados, mas o principal resultado são os cidadãos que passaram por este projeto e, hoje, fazem a diferença onde quer que estejam”, afirma Colombo. Também no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges ocorrerá, de 27 a 29 de agosto, uma série de espetáculos. Abordando temas como relacionamentos saudáveis, laços familiares, amizades e atividades sociais que fazem bem à saúde, o show “Ainda Há Tempo” será apresentado para 35 escolas de Santa Rosa e região, nos seguintes horários: dia 27, às 9h,14h30min e 16h; dia 28, às 9h e dia 29,às 14h e 15h30min. 

O projeto trabalha diferentes expressões artísticas de forma interdisciplinar, tendo como objetivo levar arte e cultura ao público, além de fomentar o interesse e aproximação do ser humano pela arte. “O grande objetivo de todo esse trabalho é formar cidadãos melhores por meio dessa oportunidade de vivenciar a arte”, explica o professor e um dos idealizadores, Vilson José Kunzler. A partir do projeto, Santa Rosa se transformou na cidade que mais fornece acadêmicos de música para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). "Com certeza isso é fruto do investimento, do trabalho que foi feito na cidade por meio do Sesi lá no início dos anos 90", comenta Kunzler. "Era uma cidade que tinha apenas uma pessoa que tocava violino, por exemplo, e hoje chegamos a esse patamar", relembra. 

O projeto Sesi Show também foi porta de entrada para a carreira de diversos participantes, como é o caso de Bruno Esperon, 29 anos, que em 1998, conheceu o Sesi Show e o professor Vilson Kunzler. Aos oito anos, Bruno passou a ter aulas de violino. O violinista se mudou para Porto Alegre em 2007, com o objetivo de aprimorar a futura profissão. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bruno atualmente é músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e garante que todas suas conquistas são frutos do incentivo que recebeu do Sesi. “Talvez se eu não tivesse entrado no Sesi e não tivesse vivido aqueles oito anos que fiquei lá, eu não teria gostado tanto de música. A importância do Sesi foi definir o que eu iria fazer da minha vida”, relembra. Para Juliano Colombo, “o orgulho de Santa Rosa é também o nosso orgulho. O Sesi Show já é hoje patrimônio da cultura gaúcha e do Sesi-RS e as mais de 130 mil pessoas que tiveram o privilégio de assistir alguma das apresentações realizadas por este grupo, com certeza, referenciam tudo isso”.

Confira o vídeo sobre os 30 anos do projeto:

Publicado Terça-feira, 27 de Agosto de 2019 - 13h13

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat