Você está aqui

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) prestou nesta quarta-feira (15) uma homenagem póstuma ao ex-presidente Heitor José Müller, no Sesi Montenegro. A partir de hoje a Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro recebe o nome do industrial. Com a presença do presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, a solenidade, com o descerramento da placa, foi restrita a convidados, devido aos protocolos sanitários em decorrência da pandemia. 

“Nada mais adequado para uma homenagem a Heitor José Müller do que vincular o seu nome a uma das questões que ele sempre valorizou quando presidiu a Federação: cuidar do futuro da indústria gaúcha qualificando o trabalhador e gerando oportunidades”, destacou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry,  reforçando que “com certeza, as realizações deste companheiro, que tanto orgulham a todos nós, certamente servirão de exemplo aos jovens que frequentam este estabelecimento”.

“Ele acreditava que a educação é a base da construção da sociedade e tem papel fundamental na transformação do mundo atual”, lembrou Gilberto Müller, filho do homenageado, em seu pronunciamento. “Em seu discurso de inauguração desta escola, em 22 de fevereiro de 2017, ele disse: ‘Sem educação, com “E” maiúsculo, não há como evoluir’ e sem dúvida esta escola está cumprindo com este fundamento. Do fundo dos nossos corações acreditamos, que por tudo que significou para ele a construção desta escola, onde ele estiver ele está muito feliz e honrado com a homenagem”, ressaltou.

O presidente do Conselho Consultivo do Sesi de Montenegro, Frêdi Cauduro, destacou que toda a realização tem muito trabalho, lembrando a importância do industrial não só para a cidade, mas para a sociedade. O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, ressaltou que Heitor Müller colocou a cidade no mapa pelo trabalho feito na empresa e na sociedade rio-grandense.

Heitor José Müller nasceu no ano de 1940, em Tupandi, então distrito de Montenegro. Com formação em Direito e como técnico de Contabilidade, Müller iniciou a vida industrial na avicultura, pelo Grupo Frangosul, do qual foi um dos fundadores, na década de 70. Atuou ainda com genética, por meio da Agrogen, e criou outras empresas no setor avícola como a Novagro Granja Agrícola e a Vibra.  Também foi socio-fundador da Deltapar Investimentos e da Fundimisa – Fundição e Usinagem Ltda.

Heitor José Müller foi presidente da FIERGS de 2011 a 2017. Nesse cargo, administrou ainda o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). No Sistema FIERGS/CIERGS, foi vice-presidente e, antes, como diretor das entidades, coordenou vários Conselhos Temáticos. Ele também foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Montenegro, da Associação Gaúcha de Avicultura e da União Brasileira de Avicultura. Fundou e presidiu o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado. Foi vereador nos anos 70 em Montenegro e dirigiu diversas entidades e clubes de serviços do município.

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat