Você está aqui

A indústria como espaço de aprendizagem. Este é o principal objetivo da parceria público privada Conectando Saberes entre o Instituto Sesi de Formação de Professores, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal-SL) e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, iniciado na última sexta-feira. “A proposta tem como objetivo capacitar educadores para que proporcionem experiências de aprendizagem aproximando estudantes e professores do mundo do trabalho, reconhecendo-o como um espaço educador dinâmico, interativo e imersivo”, explica a coordenadora do instituto Ecleia Conforto.

A capacitação vai alcançar 24 professores de 12 escolas estaduais do município que terão 60 horas de aulas, com duração de seis meses, integrando os conhecimentos da escola formal ao mundo do trabalho e à sociedade, visando à promoção de uma educação contextualizada, relevante e transformadora.

Pautada na metodologia das escolas Sesi de Ensino Médio, a capacitação foi organizada em três etapas. Na primeira a intenção é a articulação entre os atores, com uma mentoria das empresas envolvidas, levando professores e alunos a conhecer seus espaços. No segundo momento, conectando saberes, será de planejar, organizar e desenvolver a prática pedagógica partindo de uma situação-problema para a elaboração do projeto dos estudantes. O terceiro passo é a avaliação e devolutivas com a apresentação dos projetos em um seminário, que acontecerá em novembro no Instituto Sesi de Formação de Professores.
Ecleia destaca que o Conectando Saberes se insere o projeto estadual Escola Melhor: Sociedade Melhor, que busca contribuições para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública estadual, a partir de Termos de Cooperação Técnica, assinados pelo Sesi e a 2ª CRE.

 

Publicado Terça-feira, 25 de Julho de 2023 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat