Você está aqui

O Sistema FIERGS retoma os eventos do projeto que promove a interiorização da entidade: o Rota FIERGS. Iniciando pelo Vale do Sinos, a edição de 2026 tem como objetivo percorrer novamente 10 regiões do Rio Grande do Sul, atualizando as lideranças locais sobre as ações desenvolvidas em resposta às demandas prioritárias definidas no ano passado. 

O primeiro evento ocorrerá na quarta-feira (15), a partir do meio-dia, no Espaço Vicenda (Avenida Parobé, 5.435, bairro Boa Vista), em São Leopoldo. Estarão presentes o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diretores e coordenadores dos conselhos e comitês temáticos da entidade, bem como presidentes de sindicatos, autoridades regionais e representantes das indústrias locais. 
Bier lembra que o Rota FIERGS foi criado para “desencastelar” a entidade, promovendo uma aproximação com as indústrias de todo o estado, sobretudo as pequenas e médias. “Em 2025, escutamos as principais necessidades das indústrias das regiões. Agora, o objetivo é dar um retorno sobre as respostas às demandas, sejam elas pontuais ou programas sistêmicos desenvolvidos para atender necessidades comuns”, explica. 

Na avaliação de Bier, a continuidade do projeto irá fortalecer a proximidade com as lideranças locais, demonstrando o empenho do Sistema FIERGS e sua capacidade de articulação para desenvolvimento da indústria gaúcha. Conforme a divisão adotada pela entidade, o Vale do Sinos, um dos principais polos industriais do RS, abrange 10 municípios e cerca de 6 mil indústrias, que empregam 103 mil trabalhadores.  

A programação do evento envolve, além do almoço e da abertura institucional, momentos de retorno sobre as prioridades estabelecidas em 2025 e de escuta e coleta de novas demandas. Também haverá uma palestra sobre reforma tributária, com o integrante do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec) do Sistema FIERGS e consultor tributário da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Marciano Buffon, e o advogado especialista em Direito Eleitoral Antônio Augusto Mayer dos Santos.

Em 2025, foram realizados nove eventos do Rota FIERGS, envolvendo as 10 regiões do Sistema FIERGS, que resultaram em 52 demandas prioritárias voltadas a educação, tecnologia, infraestrutura e atração de investimentos.

Publicado segunda-feira, 13 de Abril de 2026 - 15h15
Fale Conosco!