Sesi forma mais de 270 alunos no Ensino Médio do Rio Grande do Sul
Mais de 270 alunos garantiram seus diplomas nas Escolas Sesi de Ensino Médio neste ano. A cerimônia dos formandos de Sapucaia do Sul e de Gravataí ocorreu no Teatro do Sesi, e de Pelotas, na própria escola, ambas na noite de terça-feira (17). Nesta quinta-feira (19), será a vez dos 52 primeiros alunos de Montenegro serem diplomados.
As amigas Cecília Hernandez Alvarez e Amanda Petter estão no grupo de primeiros formandos da Escola Sesi de Gravataí. Ambas começaram sua trajetória nos programas do Serviço Social da Indústria aos 4 anos, por meio do Contraturno Escolar e do Aprender@Aprender. Agora, concluem mais uma etapa dessa vivência. Além da formatura, 2019 foi especial para as duas. Elas integraram, junto com outros quatro colegas de escola, a equipe brasileira que participou da Olimpíada Mundial de Matemática na China. Amanda, inclusive, retornou com uma medalha de bronze. “Tive muito aprendizado, experiências que eu vou levar para a vida. Em nenhuma outra escola eu teria a oportunidade de viajar para o outro lado do mundo, ainda mais representando uma matéria que inicialmente eu não gostava. O Sesi foi uma surpresa maravilhosa, que mudou a minha vida totalmente”, afirma Amanda. Cecília ainda não decidiu que caminho vai seguir. “Independentemente da minha decisão, o que vivenciei nesses últimos três anos vai fazer toda diferença. Já sinto saudades”, reflete.
Já o aluno Bruno Becker da Silva direcionou o futuro profissional a partir das vivências proporcionadas pela Escola Sesi. “Desde pequeno eu já tinha alguma coisa com a engenharia e a escola me ajudou a focar e escolher a Engenharia da Computação, especialmente, depois que eu passei a integrar a equipe de robótica. Por meio das vivências com projetos, design de robô e programação eu tive certeza de que esse era o caminho”, conta o formando de 18 anos.
Localizadas em Gravataí, Montenegro, Sapucaia do Sul, Pelotas e, a partir deste ano, São Leopoldo, as Escolas Sesi oferecem uma proposta educacional que desenvolve competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizada por diferentes tecnologias e marcada pela compreensão da cultura juvenil. A matriz curricular diferenciada conta com 50% da carga horária destinada a Ciências da Natureza e Matemática e busca promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas pela capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria. Organizado em turno integral, o currículo privilegia a aprendizagem por meio da pesquisa, experimentação, criação e inovação, com base no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho e à excelência acadêmica, bem como de competências cognitivas e socioemocionais que potencializem as relações coletivas e colaborativas.
Há oferta de bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Informações sobre processo seletivo e matrículas podem ser acessadas por este link.