Você está aqui

Sesi-RS abre inscrições para 3,5 mil vagas em Contraturno Tecnológico

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) está com inscrições abertas para 3,5 mil vagas no Contraturno Tecnológico. Destinado a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, a iniciativa é disponibilizada em 20 cidades do Rio Grande do Sul e oferece um espaço para o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e empreendedor a partir de um modelo de aprendizagem baseado na tecnologia e na pesquisa. Inscrições vão de 7 de agosto a 31 de outubro.

“Nossa intenção é proporcionar aos estudantes atividades que conversem mais com as tecnologias”, explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. “Estimulamos a construção e resolução de problemas com as tecnologias digitais e não digitais, por meio de Fablearn, robótica, gamificação, além de movimento, dança, esportes e música”, destaca.

Por meio da abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), os alunos desenvolvem oficinas, com criatividade e autonomia, no turno inverso à escola. O objetivo é ampliar sua autoconfiança e capacidade de comunicação, articulando o conhecimento científico e tecnológico em uma perspectiva interdisciplinar. Por isso, ao longo do Contraturno, as crianças e adolescentes entram em contato com noções de pesquisa, formulam questões com base em situações reais, aprendem a organizar dados e a sistematizar resultados, resolvem problemas de forma crítica e validam soluções.

Mãe de Murilo, 16 anos, e de Cauê, 12 anos, Marcelle Tanski escolheu matricular os filhos no Contraturno, em Gravataí, porque acredita que o formato estimula a criatividade. “A geração de hoje é tecnológica, muito mais rápida e antenada do que as gerações passadas. E o Sesi-RS estimula várias pesquisas, o lado da cultura, o horário da biblioteca, a prática de esportes. A criança e o pré-adolescente criam argumentos, o que faz toda a diferença na vida e no dia a dia deles”, afirma.

Marcelle, que é gerente administrativa, conta que os meninos também passaram pela Educação Infantil do Sesi-RS. Agora, Cauê está cursando a iniciação às artes junto ao Ensino Fundamental, e Murilo já foi para o Ensino Médio. “Meus filhos trazem os projetos de tecnologia para casa e até a família acaba aprendendo também”, complementa Marcelle.

Vagas são prioritárias para filhos de trabalhadores da indústria
O período de inscrições segue aberto de 7 de agosto até 31 de outubro, exclusivamente via site, para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental. As atividades iniciam em fevereiro. Há vagas disponíveis nas cidades de Bento Gonçalves, Campo Bom, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gravataí (6 a 12 anos), Guaíba, Guaporé (6 a 12 anos), Igrejinha, Marau, Montenegro, Panambi, Parobé, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, São Leopoldo, São Sebastião do Caí (6 a 12 anos), Sapiranga e Sapucaia do Sul (6 a 12 anos).

Embora candidatos oriundos da comunidade geral também possam se inscrever no Contraturno Tecnológico, o preenchimento das vagas é prioritariamente designado a candidatos que sejam dependentes de trabalhadores da indústria.

Contraturno é resultado dos R$ 300 milhões investidos em educação
A ampliação e reformulação do Contraturno Tecnológico é uma das entregas das ações anunciadas pelo Sesi-RS em 25 de junho de 2022, no Dia da Indústria, quando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) confirmou o investimento de R$ 300 milhões na educação gaúcha.

Além do Contraturno, que beneficia um total de 5 mil alunos, o investimento também permitiu a construção do Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, bem como à realização de estudos sobre dados educacionais. Outro propósito do investimento é construir seis escolas de Ensino Médio em tempo integral nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Lajeado e Santa Cruz do Sul, além de ampliar a estrutura já existente em Pelotas.

 

  • Serviço: Inscrições abertas para o Contraturno Tecnológico do Sesi-RS
  • Período: de 7 de agosto a 31 de outubro
  • Público: crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos
  • Inscrições exclusivamente pelo link: sesirs.org.br/contraturno-tecnologico
  • Informações: 0800 051 8555 (fone) 51 99226 3846 (whatsapp)
Publicado segunda-feira, 7 de Agosto de 2023 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat