Você está aqui

Sesi-RS busca soluções digitais para serviços de saúde

A pandemia levou o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) a buscar soluções digitais que contribuíssem com o distanciamento social. Dentre elas, houve a Sipat Virtual, as Eleições CIPA Online e também o modelo de aulas síncronas referente aos treinamentos das Normas Regulamentadoras (NRs), ambos desenvolvidos e disponibilizados pelo Sesi-RS. A nutrição e a ginástica laboral também tiveram adaptações aos tempos atuais. Para a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat), foi desenvolvido o Sipat Virtual, que é uma plataforma EaD no intuito de dar oportunidades para os trabalhadores participarem das ações evitando um possível contágio do Coronavírus. É composto por um combo de cinco palestras, que são gravadas por especialistas, contendo os seguintes temas:  Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Comportamento Seguro: prevenção e proteção no trabalho, Gerenciamento do estresse, Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT),Comportamento saudável para o Bem-estar e Autocuidado no ambiente de trabalho. Há também um quiz interativo relacionado ao conteúdo apresentado e material de apoio que pode ser baixado pelo trabalhador. Além disso, é disponibilizado um kit de divulgação interna para apoiar as empresas no engajamento dos trabalhadores. Desde a inauguração do Sipat Virtual realizado em junho do ano passado, mais de 200 empresas começaram a usar a proposta.

A Eleições CIPA Online é um ambiente virtual totalmente neutro, onde os dados são criptografados de ponta a ponta. A plataforma conta com um sistema que gera senhas automáticas para todos os eleitores, sendo assim única, individual e intransferível. O resultado é uma votação completamente segura, com os dados armazenados por um período de 5 anos, em conformidade com as exigências da NR-5. Como é uma obrigação legal e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, por conta da pandemia e dos afastamentos, o Sesi-RS pensou na melhor maneira de não precisar votar presencialmente, podendo este novo método, fazer parte das eleições futuras.

Além disso, acompanhando os movimentos digitais e pesquisando sobre possíveis soluções, o Sesi-RS desenvolveu os treinamentos das Normas Regulamentadoras (NR) no formato EaD de uma maneira híbrida, contendo também aulas presenciais, visando sempre às devidas precauções no combate ao Coronavírus. Os treinamentos ofertados são: NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA (100% on line); NR-6: Equipamento de Proteção Individual - EPI; NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR-11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais; NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR-13: Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações; NR-18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção; NR-20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis; NR-33: Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados; NR-35: Trabalho em Altura.

As Unidades Móveis do Sesi têm grande importância neste sentido, pois com ambientes de treinamentos seguros, completos e sem necessidade de deslocar os trabalhadores, conseguiram substituir o espaço fechado das salas e auditórios. Através das medidas protetivas dentro dos protocolos do Estado e municípios , as atividades presenciais foram possíveis, porém com turmas reduzidas. Tendo em vista a consolidação do EaD, o Sesi-RS está fazendo a transição do conteúdo presencial e transformando uma das partes em online.

Além de dicas de nutrição, relacionando a importância da alimentação saudável para a saúde, o serviço de consulta com nutricionista foi adaptado para o formato on-line, atendendo tanto pessoa jurídica quanto física. O novo serviço realizou 127 atendimentos de junho a dezembro do ano passado. O Programa Nutricional on-line também foi disponibilizado para as empresas e que consiste em encontros quinzenais, conduzido por um nutricionista, que aborda conteúdos relacionados à alimentação para grupos, com participação de psicólogos e educadores físicos. Apesar de ter sido desenvolvido em função do distanciamento social, o serviço passa a integrar o portfólio do Sesi-RS.  A Ginástica Laboral, assim como as palestras de Educação e Prevenção também são ofertadas em formato on-line, o que possibilitou a continuidade do serviço.

Informações pelo fone 0800 051 8555

Publicado quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021 - 9h09

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat