Você está aqui

Sesi-RS prepara o futuro

O futurista Roberto Poli estará em Porto Alegre entre 17 e 28 de abril para capacitar funcionários do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) em Estudos de Futuro. A intenção é oferecer novas ferramentas para o planejamento estratégico usando a abordagem antecipatória. Estudos de futuros (ou pesquisa de futuros) são estudos sistemáticos de possibilidades com o objetivo de preparação das organizações para novos desafios. Líderes em todo o mundo estão buscando essas pesquisas para gerenciar a incerteza e construir resiliência.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o desafio mais crítico nesse campo de atuação é a necessidade de incorporar a literacia (ou alfabetização) para estudos de futuros à cultura das organizações.  “A nossa intenção é manter a visão estratégica do Sesi-RS conectada e atualizada com essa competência organizacional, aumentando nossas ferramentas para mapear cenários e antecipar tendências. Assim estaremos mais preparados para desenvolver iniciativas inovadoras em nossas áreas de atuação – saúde no trabalho e educação, e suas ramificações”, explica o superintendente-regional, Juliano Colombo.

Roberto Poli é professor na Universidade de Trento (Itália) onde oferece consultoria em inteligência estratégica e análise de mudança, risco e oportunidades, além de treinamentos para o desenvolvimento de competências baseadas na perspectiva de Estudos de Futuro. Além dessa temática, Poli leciona Epistemologia das Ciências Sociais e coordena o Programa de Mestrado em Previsão Social. Ele já publicou sete livros sobre o tema. 

O grupo capacitado terá um acompanhamento por dois anos com três encontros ao ano, onde o Professor Poli e sua equipe irão acompanhar a maturidade das iniciativas em estudos de futuros.

Publicado sexta-feira, 14 de Abril de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat