Você está aqui

Mostra Sesi Com @ Ciência apresenta 150 projetos de alunos

O estímulo à ciência, à tecnologia e à inovação é o principal objetivo da  Mostra Sesi Com @ Ciência, que será realizada nos dias 9 e 10 de outubro, com  150 projetos nos dois dias de alunos do Sesi no Contraturno, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo estudantes de 26 cidades gaúchas.

Os trabalhos foram selecionados nas unidades do Sesi e relacionam-se à ciência e à tecnologia, como por exemplo, Elaboração de Materiais Sustentáveis a partir da Casca do Ovo, Construção de um Veículo Autônomo de Transporte de Ferramentas e Materiais, Construção de um Sistema Alternativo para Tratamento de Efluente, Identificador de Turbidez e pH da Água, Sistema para Geração de Energia com Imãs de Neodímio (GN52) e Uso da Biomassa para Gerar Energia na Indústria. 

Nos programas educacionais do Sesi-RS a criatividade, a responsabilidade social e a sustentabilidade são parte do dia a dia. A metodologia proposta sustenta-se em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades pela resolução de problemas. “Nossa intenção é mostrar a importância da ciência, tecnologia e inovação no ensino básico do Pais. Com este estímulo, os estudantes se familiarizam com a busca de soluções de problemas do dia-a-dia. O conhecimento vai ajudá-los a fazer as melhores escolhas na escola, no trabalho e na sociedade”, destaca o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo.  Além da exposição dos projetos, a Mostra terá seminários para professores e alunos, nos dois dias, e um painel para empresários, no dia 9.

Painel
Dentro da programação do evento, haverá o painel Educação Básica, Tecnologia e Inovação: Pilares para o desenvolvimento socioeconômico, promovido em parceria com o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a partir das 15h. O evento tem como objetivo ampliar o engajamento em prol do fortalecimento da educação básica. “A oportunidade para uma formação sólida, desde a Educação Infantil, é fator decisivo para o desempenho dos negócios nos tempos atuais e será ainda mais em um mundo com maior disponibilidade de tecnologias que impactarão diretamente os processos de geração de valor no ambiente empresarial”, afirma o coordenador do Citec, Daniel Randon.

O painel contará com Luciano Moreira, coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street - empresa de tecnologias educacionais lúdicas na Porto Digital; com o CEO do Instituto Singularidades, Miguel Thompson; e com a coordenadora de projetos do movimento Todos pela Educação, Vanessa Fujinaga Souto. O painel será mediado pela especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, Pilar Lacerda. 

Programação para Alunos e Seminários para Professores
A programação especial para alunos inicia dia 9, às 15h, com a palestra de Marcos Pontes, que  contará sobre sua história como primeiro astronauta brasileiro. Às 16h30min haverá a peça "A Ciência como Ela é (Para as Mulheres)", que integra o projeto “Meninas nas ciências”, da UFRGS, entre outras atividades. No dia seguinte, haverá a palestra "Profissões do Futuro", pelo fundador do Fab Lab Recife e sócio da Robôlivre, Edgar Andrade e às 16h, o doutor em Informática na Educação, André Raabe, falará sobre o tema "Construindo Projetos". Edgar Andrade retorna às 19h abordando  "As ciências no mundo do trabalho".

Já para os professores, estão programados os seminários Inovação Educativa na Prática Docente. No dia 9, o primeiro seminário inicia às 14h com a Doutora em física,  Márcia Cristina Bernardes Barbosa, que falará sobre "Mulheres nas Ciências".  Às 15h, a Doutora em Educação, Tatiana Soster, aborda "Educação maker", e às 16h o Phd em Neurobiologia, Diogo Onofre,  discutirá a "Pesquisa na Educação Básica". No dia 10, às 10h, haverá o lançamento do Movimento de Inovação na Educação na região Sul, com a líder de Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka,doutora em Sociologia, Helena Singer. Na sequência o painel Inovação na Educação, será integrado por  Pilar Lacerda e Helena Singer. O Phd José Armando Valente, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação na PUC-SP, falará sobre "As tecnologias digitais e a nova BNCC" às 14h. Às 15h, o professor André Raabe abordará "A tecnologia na sala de aula". A dra.Daniela Pavani, diretora do Planetário/Ufrgs conversa sobre "Mulheres nas Ciências às 16h. 

Sesi com Ciênci@
No mesmo espaço do evento, estará o Sesi Com Ciênci@, programa que leva o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC/RS a diversas cidades do Rio Grande do Sul. O Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul será montado com cerca de 75 experimentos nas áreas de física, química, biologia e matemática. O projeto Sesi com Ciência iniciou em 2015, passando por 17 cidades  do Estado. Mais de 135 mil pessoas visitaram o museu nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Erechim, Carlos Barbosa, Cachoeira do Sul ,Montenegro, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Canela, Bagé, Nova Prata, Cruz Alta, Campo Bom e Rio Grande.

Publicado quarta-feira, 26 de Setembro de 2018 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat