Você está aqui

Com o objetivo de acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria por meio da utilização das chamadas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) promovem o Jornada 4.0 Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial, durante a 28ª Mercopar, de 1º a 3 de outubro, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul . A intenção é usar uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial.  O evento contará com palestras, painéis e exposição de empresas com produtos e serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0.

O seminário será realizado no dia 2 de outubro, às 13h30min, e terá o painel Os impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial, com participação do diretor da Metalwork, Hernane Cauduro; do analista do Senai, Felipe Marcolin, e do consultor do Sebrae nacional, Roberto Vermulm. Em seguida acontece a Mesa-Redonda Impactos: Indústria 4.0 na Prática, que terá representantes da Metalwork, Randon, Exatron, Novus e Screw, mediados pelo diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Às 16h inicia o painel Indústria 4.0 aplicadas para o aumento da competitividade da agroindústria com as palestras Solução 4G TIM no Campo (Fábio Alvarez, da TiM Brasil), Levando tecnologia digital para o Agro (Márcio Albuquerque, da Falker) e Como a Stara está realizando sua transformação digital (Felipe Graeff, Stara).  

Além da Jornada, a programação da FIERGS durante a 28ª edição da Mercopar terá atividades envolvendo todas as suas instituições: Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e IEL-RS.  

No espaço do Senai-RS,  será divulgada a Metodologia Senai de Educação, apresentando o que os alunos já contam nos cursos presenciais e EAD. Simuladores 3D, que permitem a visita virtual a uma planta industrial e a uma unidade automotiva do Senai; Realidade Aumentada, com projeção em tempo real de modelos 3D, animações e vídeos que facilitam o aprendizado dos alunos. O Senai-RS utiliza essa tecnologia em seus cursos, pois contribui para uma aprendizagem mais lúdica, tornando o ambiente educacional dinâmico, além de incentivar o uso de novas tecnologias. O estande terá ainda os Simuladores Educacionais de Engrenagens (que permitem aos alunos a compreensão de mecanismos utilizados em máquinas industriais) e de Solda (que realizam diversas simulações de soldas antes mesmo da prática profissional). Também haverá o futebol de Robótica Lego, em que os robôs são comandados por um aplicativo instalado em dois smartphones, permitindo o jogo de futebol sobre um tabuleiro.

O Sesi-RS vai apresentar, por meio de ações vivenciais, alguns de seus serviços nas áreas de saúde e educação. Em uma proposta de estações, vai disponibilizar aos visitantes jogos sobre alimentação saudável e fatores psicossociais; sessão guiada de relaxamento, além de apresentar suas tecnologias aplicadas à saúde, como óculos de realidade virtual e o actígrafo, ferramenta utilizada para mensurar a qualidade do sono. O estande conta também com a demonstração das unidades móveis de Odontologia e Normas Regulamentadoras (NRs) e das soluções em educação, voltadas ao mundo do trabalho e para a formação continuada. O participante encerrará o circuito na máquina do Viver Bem, a qual incentiva uma reflexão sobre as nossas escolhas para a felicidade. O Senai estará ainda com a Unidade Móvel de CNC, que possui infraestrutura completa para a realização de cursos voltados às máquinas que utilizam comando numérico computadorizado.

No Salão de Inovação, uma área interativa da feira que reunirá um público em busca de conexões com conteúdos inéditos, o Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais (CISFPS) demonstrará a ferramenta digital, que está em desenvolvimento e tem o objetivo de promover uma gestão efetiva dos Fatores Psicossociais para as empresas, por meio de mapeamentos, cursos EAD, atendimento online, mentoria, entre outros. No mesmo espaço, na tarde do dia 3, o CISFPS estará no Desafio Hackathon, em parceria com o Sebrae. A atividade contará com a participação de funcionários das indústrias que integram o Grupo Hélice e outras convidadas. O objetivo é o de buscar respostas para questionamentos sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. O Senai-RS estará com algumas das tecnologias disponíveis para as indústrias do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Haverá experiências como Imersão Digital em Ambiente Fabril, uma abordagem de realidade mista, que permite analisar a viabilidade técnica e econômica de produtos e processos em estágios iniciais de desenvolvimento, reduzindo riscos e, consequentemente, custos. Os visitantes verão também o Kaizen Digital – Análise de Processo Produtivo, que possibilita identificar possíveis melhorias relacionadas a custos ou práticas; e a Plataforma sensitiva que tem como função  traduzir informações de contato entre meios, objetos ou superfícies, em respostas motoras para um usuário (operador), utilizando um ambiente virtual.

O IEL-RS terá, no estande em parceria com Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), a Curadoria Cosmos com 16 tendências nas áreas Política, Ambiental, Social, Tecnológica e Legal com conteúdo especial para o público da feira. Também haverá o lançamento do Blog Inspire, que abordará temas como Inovação, estágio, liderança, e outros. No mesmo espaço os visitantes poderão consultar os BIs (sistemas de Business Intelligence) desenvolvidos pela equipe de  Inteligência Comercial do CIN-RS e identificar quais são os mercados mais atrativos para exportação dos seus produtos. Além disto, no estande será exibido um DataWall interativo com informações sobre o perfil exportador das empresas visitantes. Informações e orientações sobre os serviços oferecidos Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, tais como feiras, encontros de negócios e capacitações, também estarão à disposição.

Publicado quinta-feira, 26 de Setembro de 2019 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat