Você está aqui

Prevenir ainda é o melhor remédio. Por isso a importância de manter a vacinação em dia, já que esse tipo de medicamento, entre outros benefícios, reduz em até 60% a busca por atendimento médico. Com o calendário de imunizações sempre atualizado é possível proteger a si mesmo e ao círculo de pessoas com as quais se tem contato, pessoal e profissionalmente. Por isso, o Sesi-RS já está trabalhando na campanha de vacinação contra a gripe 2024 e recebendo a adesão de empresas. Informações sobre valores e como contratar o serviço podem ser conferidas em https://conteudos.sesirs.org.br/vacinacao-2024

Todos os anos, o Sesi apoia a indústria em campanhas de imunização, protegendo a saúde e a qualidade de vida de trabalhadores. São dois tipos de medicamentos disponibilizados para o próximo ano: quadrivalente (laboratório Sanofi) e trivalente (do Butatan).

O serviço de vacinação ofertado pelo Sesi-RS contempla atendimento em todo o Estado, com opção de vacinação na empresa, filiais em outros estados e nas unidades Sesi, salas e clínicas de vacinação. Além disso, o transporte e armazenamento dos medicamentos é feito pelo Sesi-RS rigorosamente conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Ministério da Saúde. A aplicação também é feita por profissionais do Sesi. Além disso, as empresas que aderirem terão à disposição uma campanha de conscientização da importância da vacinação.

Essa importância é reforçada por dados atuais que comprovam queda na procura. Conforme o painel do Ministério da Saúde que monitora os índices de vacinação no Brasil, foram imunizados 64,2 milhões de brasileiros (o objetivo era 81,7 milhões) este ano. No Rio Grande do Sul o índice também ficou abaixo da média: receberam as doses 3,5 milhões de pessoas (a meta era superior a cinco milhões).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam de dois a três milhões de mortes por ano. 

A imunização é a forma de tornar as pessoas protegidas contra uma doença. As vacinas são substâncias que estimulam as defesas naturais do corpo, preparando o organismo para combater doenças de maneira ágil e eficaz. A vacinação tem impacto pessoal e para a comunidade, reduzindo a quantidade de pessoas doentes, gastos com medicamentos, hospitalizações e, principalmente, casos fatais.

A composição do imunizante contra a gripe muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. O vírus influenza, causador da enfermidade, sofre constantes mutações, e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção.

As vacinas disponíveis no mercado são seguras, pois são submetidas a testes rigorosos ao longo das fases de produção e antes de serem liberadas para aplicação. Cientistas também monitoram constantemente informações sobre qualquer sinal de reações não esperadas. Além disso, diversos estudos são realizados para saber quanto tempo dura a proteção das vacinas.

O melhor período para aplicar as doses é pouco antes dos meses mais frios, quando ocorre o maior número de casos da doença. Durante essas épocas, costuma haver aglomeração em ambientes fechados, o que favorece propagação do vírus. Depois da aplicação da vacina, o corpo demora em torno de duas a três semanas para iniciar a formação dos anticorpos, atingindo o pico máximo de proteção em até 30 dias. Assim, a vacina tem “tempo” de criar a imunização.

Entre os benefícios individuais de estar vacinado, estão: menos riscos de adoecimento e agravamento de doenças, evitar custos com tratamentos e hospitalizações e manter a disposição para as atividades rotineiras. Coletivamente, as vacinas ainda previnem contaminação de pessoas próximas (família, colegas e comunidade) e protege aqueles que, por alguma razão, não podem se imunizar. 

É uma infecção grave, de início rápido, causada pelo vírus Influenza. A doença ataca o sistema respiratório e tem grande poder de transmissão. Para se ter ideia, todos os anos a gripe mata entre 300 mil e 500 mil pessoas no mundo.

Existem quatro tipos de Influenza, vírus causador da gripe: A, B, C e D. As variantes A e B são responsáveis pelos casos de gripe que ocorrem em determinadas épocas do ano (como no inverno, por exemplo). O Influenza A é o responsável pelas grandes pandemias, como o H1N1.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio do contato com secreções respiratórias espalhadas por meio de tosse ou espirro. É possível, ainda, infectar-se ao tocar em um objeto contaminado com as mãos e, em seguida, levá-las à boca, nariz e olhos — por isso deve-se manter as mãos higienizadas.

Quanto aos sintomas, a gripe geralmente causa mal-estar, cansaço, febre, dor no corpo, nariz escorrendo, tosse, dor de garganta e dor de cabeça.

Vale lembrar que gripe e resfriado não são a mesma doença! A gripe é causada pelo vírus Influenza. Pode provocar, entre outros sintomas, febre alta, dor de garganta, tosse e dores no corpo. O resfriado é causado por outros vírus respiratórios, e os sintomas, apesar de parecidos com a gripe, são mais leves e duram menos tempo.

Publicado quarta-feira, 6 de Dezembro de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat