Você está aqui

A empresa Forte Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos Ltda, de Canoas, lançou durante a 22ª Construsul, que está acontecendo no Centro de Eventos da FIERGS, a Green Tile - telhas fotovoltaicas. O projeto é fruto do Edital de Inovação para a Indústria de 2017 – do Sesi, Senai e Sebrae -  e foi desenvolvido em um ano e oito meses, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia.

A ideia inicial foi de Gustavo Disegna que esteve na China e percebeu que a geração de energia era uma tendência. Ao ter conhecimento do Edital, buscou o Senai. Foi no Instituto Senai que ele conseguiu a parceria para o desenvolvimento do que tinha imaginado. O analista técnico Marcelo Albuquerque fez a gestão do projeto e a parte elétrica. O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros participou com o material da estrutura das telhas (um compósito polimérico) e os testes, além do Senai de Construção Civil do Rio Grande do Norte. O resultado é um produto que substitui a telha, a estrutura e o painel fotovoltaico. “Além disso, ele gera corrente contínua, bastando um inversor para que faça a conversão para corrente alternada. E está pronto para o uso. A eficiência energética da telha é de aproximadamente 15,9 %, apresentando 15W de potência”, explica Albuquerque.

Outra vantagem, segundo Disegna, é que, ao contrário do painel, quando há sombra em alguma parte da telha, apenas aquela deixa de gerar energia. “As telhas são independentes, de fácil instalação e que podem ser alternadas com as comuns, já que tem o mesmo tamanho padrão, encaixando-se em qualquer telhado”, ressalta. A Green Tile é a primeira telha fotovoltaica do Brasil e já  tem a patente de Propriedade de Design Industrial. Conforme Disegna, neste momento há mil peças disponíveis e até setembro serão 5 mil peças. “Temos capacidade atual de fabricar até 5 mil peças/mês, com possibilidade de expansão para 100 mil peças/mês”, disse Disegna.

Publicado quinta-feira, 1 de Agosto de 2019 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat