Você está aqui

O Sesi com@Ciência chega ao seu último dia, nesta terça-feira (1º), com programação diversificada para todos os públicos. Pela manhã, a coordenadora da Área de Matemática do Programa de Formação de Professores do Sesi-RS, Mônica Bertoni,  ministrou a temática "Oficina Construção de Modelos Mentais". Com foco na interatividade, Mônica conversou com o público sobre o tema. Acompanhada do  professor da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí Diego Libert, a palestrante entregou aos presentes um material informativo e didático com diversas estruturas geométricas. Com base no princípio da Geometria, elas são formadas a partir da ideia de pontos, linhas, superfície e volume.

Com o conteúdo em mãos, os presentes reuniram-se em duplas e trios para resolver os problemas propostos na atividade, como encaixar formas geométricas (quadrado, retângulo, redondo e triângulo) em um mesmo espaço, separando por cor e agrupando os objetos em subconjuntos, como explica a professora. "Procurei trabalhar de maneira lúdica apresentando as estruturas de pensamento por meio de lógica matemática, classificações e ordem. Raciocinar a partir da prática realizada aqui permite ao sujeito construir o conhecimento e resolver problemas das mais diversas áreas do conhecimento", esclareceu Mônica.

Sesi com@Ciência - Mônica Bertoni

Crédito foto: Dudu Leal

Autora dos livros de Matemática da coleção Lições do Rio Grande, a docente se mostrou satisfeita com o feedback da plateia. "Maravilhoso esse encontro. Todos estavam fazendo a atividade. Eu fiquei encantada com o pessoal", salientou.

O painel foi uma das atrações do Sesi com@Ciência, um encontro com foco em educação. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto com a sociedade em geral, encontram-se para expor, analisar e projetar o desenvolvimento do Brasil nesse tema. A expectativa é de reunir mais de 10 mil participantes em todas as atividades nos dias 30 de setembro a 1º de outubro, das 9h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Ao longo dos dois dias, são promovidos debates, vivências, apresentações, palestras e reflexões para o futuro. Todas as atrações são com entrada franca.

Confira a programação aqui.

Publicado Terça-feira, 1 de Outubro de 2019 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat