Você está aqui

O painel de abertura do Sesi com@Ciência apresentou jornalistas de diferentes grupos de mídia do Rio Grande do Sul debatendo sobre novas iniciativas no campo do ensino. Com o tema 'A Educação sob as lentes dos jornalistas: o que podemos esperar?', os comunicadores Armando Burd, da Rede Pampa; Felipe Vieira, do SBT RS; Guilherme Kolling, do Jornal do Comércio; Oziris Marins, do Grupo Bandeirantes; Rosane de Oliveira, do Grupo RBS, e Telmo Flor, do Correio do Povo, conversaram com o público na FIERGS analisando a perspectiva jornalística do tema.

Jornalista do SBT RS, Felipe Vieira abriu os trabalhos afirmando que a imprensa precisa valorizar mais a educação. “A realidade é essa: a imprensa trata muito mal a educação. Somos reativos. E não propositivos. Tem muita iniciativa legal neste evento. Circulem. Conversem com as crianças e verão uma série de projetos bem bacanas e muito bem elaborados”, frisou.

Já Oziris Marins, jornalista do Grupo Bandeirantes, parabenizou a iniciativa e se disse surpreso com as boas práticas realizadas no espaço. "Dei uma volta pelo pavilhão junto dos meus colegas de painel e fiquei contente com o que vi. Esse modelo educacional do Sesi tem de ser observado com muito carinho pelos nossos governantes. É um caso de sucesso. Na Bandeirantes temos a premissa de mostrar o Rio Grande que dá certo e ideias como essas precisam ser difundidas", disse.

Diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor chamou a atenção do público para os extremismos quando se discute educação no país. “É hora de não perder tempo com tanto ódio. Muita gente fala sem ter o mínimo de fundamento. Precisamos estimular e propiciar locais de debates como esse. Precisamos falar e não gritar sobre o futuro e sobre um tema tão importante quanto esse”, enfatizou.

Para o editor-chefe do Jornal do Comércio, Guilherme Kolling, chegou a hora de implementar tecnologia no ensino. “Temos de discutir uma reformulação no modelo educacional. Atualmente estamos conectados 24 horas à tela do smartphone e a educação não acompanha. Por isso, a imprensa tem papel fundamental na difusão desse novo mundo digital. De mostrar ao cidadão novidades e uma ampla gama para conhecer o que há de inovação”, avaliou.

Conforme o jornalista Armando Burd, da Rede Pampa, os laços educacionais estão cada dia mais deteriorados. “O professor não sente mais a gana de antigamente para lecionar. E isso é extremamente triste. Para a sociedade, para o profissional e para o aluno. Na minha infância os professores tinham prazer em dar aula e nós também em ter aquele momento com eles. Hoje falo com tristeza: essa relação se rompeu".

Por fim, a comentarista de política do Grupo RBS, Rosane de Oliveira, disse que é preciso valorizar os profissionais. “As escolas estão sucateadas. O Estado afirma não ter dinheiro para investir na base. Educação é a base de tudo. E não há educação sem a valorização do professor”, afirmou.

O painel foi uma das atrações do Sesi com@Ciência, um encontro com foco em educação que continua até essa terça-feira, 1º de outubro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto com a sociedade em geral, vão se reunir para expor, analisar e projetar o desenvolvimento do Brasil nesse tema. A expectativa é de mais de 10 mil participantes em todas as atividades nos dois dias, das 9h às 21h. Serão promovidos debates, vivências, apresentações, palestras e reflexões para o futuro. Todas as atrações têm entrada franca.

Confira aqui.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat