ROBÓTICA
Fechando o terceiro e penúltimo dia de evento, ocorreu na quinta-feira (16) o II Torneio de Robótica da EJA, competição voltada a estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos do Sesi. Nos Polos EJA onde os alunos estudam, 75 equipes inscritas realizaram três desafios de robótica, garantindo premiações nas categorias de Apresentação da Equipe, Design do Robô e Revelação. A premiação agraciou as equipes que se destacaram em critérios que valorizam não apenas o desenvolvimento do projeto robótico, mas a pesquisa, o trabalho em grupo e as habilidades técnicas e artísticas dos participantes.
As dez equipes que alcançaram as melhores pontuações nesses critérios foram classificadas para a quarta e última prova na Mostra Sesi Com@Ciência. Na final, que tinha como gancho o tema Logística 4.0, os dez times finalistas precisaram utilizar o robô, que construíram ao longo do projeto, para movimentar, no tempo máximo de três minutos, objetos e mercadorias dentro de um protótipo de armazém industrial. E a equipe Hannover, de Nova Prata, levou o primeiro lugar no desafio, tornando-se bicampeã do campeonato.
Para Eduarda Gonçalves, 23 anos, estudante da EJA da escola Sesi de Pelotas, torneios como esse são importantes para inspirar nas pessoas o interesse pela tecnologia. “Antes de entrar no Sesi e de conhecer a competição, eu não tinha nenhum contato com programação. Agora, que descobri esse universo, decidi seguir carreira na área”, conta.
Ela foi responsável por programar o robô apresentado pela equipe finalista BumbleeBee, de Pelotas, que ficou em segundo lugar na prova final. “Fiz toda a parte de programação praticamente sozinha, com ajuda dos meus professores. Também auxiliei na montagem do robô. E acho legal que nosso protótipo é todo criado com materiais reciclados”, complementa a aluna.
O evento segue até o começo da noite desta sexta-feira, com o resultado final do Torneio de Robótica da FLL, que envolve estudantes de nove a 15 anos de idade na construção de robôs com peças LEGO e na criação de projetos de inovação.
Confira as equipes vencedoras de todas as categorias do torneio da EJA:
Categoria: Desafio do Robô
Vencedora: Equipe Hannover, de Nova Prata
Categoria: Apresentação
Primeiro lugar: Equipe LogTek, de Guaporé
Segundo lugar: Equipe Máfia da Robótica, de Nova Prata
Categoria: Design do Robô
Primeiro lugar: Equipe Hannover, de Nova Prata
Segundo lugar: Equipe Máfia da Robótica, de Nova Prata
Categoria: Equipe Revelação
Vencedora: Time Date, de Lajeado
Foto: Dudu Leal