Você está aqui

Sesi Com@Ciência Debates propõe reflexões sobre tecnologias e formação de professores

Em sua quinta edição, a tradicional Mostra Sesi Com@Ciência passa a integrar três pilares descentralizados: debates com especialistas e oficinas em Porto Alegre, atuação nos municípios do Vale do Taquari após as enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul e apresentação de projetos de estudantes em Canoas. Nesta terça e quarta-feira (10 e 11 de outubro), ocorre o Sesi Com@Ciência Debates, que visa discutir o cenário da educação a partir de reflexões sobre ciência, tecnologia e inovação. Conduzidos por palestrantes nacionais e internacionais, o evento terá sete painéis temáticos no Instituto de Formação de Professores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS).

Na terça-feira (10), às 10h30min, também será apresentado estudo elaborado pelo Observatório da Educação do Sesi-RS que traz uma radiografia sobre o perfil dos professores no Rio Grande do Sul. Intitulada “Apagão de professores? Uma análise dos impactos da oferta de docentes no RS”, a pesquisa sintetiza dados sobre o déficit de docentes no Estado e aponta caminhos para reverter o quadro.

“Tanto a pesquisa quanto os debates com especialistas integram o propósito do Sesi-RS de contribuir com uma educação de qualidade no Rio Grande do Sul. A própria descentralização da Mostra Sesi Com@Ciência, agora com três pilares, um deles focado na atuação no Vale do Taquari, evidencia o nosso compromisso em propor e construir junto com a comunidade soluções para os desafios atuais”, afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

A programação do Sesi Com@Ciência Debates traz nomes como Martha Gabriel, professora de inteligência artificial na PUC-SP e uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil; Chi Sum Tse, especialista em avaliação educacional e análise do Pisa para Escolas da OCDE; e Michael França, doutor em teoria econômica e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper. Além das palestras, serão oferecidas 10 oficinas, voltadas a educadores, sobre inteligência artificial, iniciação científica e tecnológica e literatura e microlearning.

“A educação de qualidade que tanto almejamos passa pela formação e valorização dos profissionais que atuam nas escolas. Em um mundo em constante transformação, é central debatermos qual o sentido das tecnologias na educação e como o professor pode contribuir para a formação de cidadãos críticos, éticos e atuantes na sociedade”, diz a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Transformações na Mostra Sesi Com@Ciência: o que mudou?
A Mostra Sesi Com@Ciência foi criada em 2018 com o objetivo de demonstrar para a comunidade o protagonismo de educadores e estudantes dos programas de educação do Sesi-RS em resolver problemas coletivos presentes nas comunidades em que estão inseridos. Como eixos, definiu-se a construção de projetos permeados pela tecnologia, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Em 2023, a Mostra passou por uma transformação. O cenário vivenciado pelo Estado, fragilizado pelas enchentes, em especial no Vale do Taquari, apontou a necessidade de ampliar os espaços, passando de um evento presencial realizado em Porto Alegre para um movimento que apoia a reconstrução de espaços e práticas que sustentem uma educação de qualidade. Dessa forma, além do Sesi Com@Ciência Debates, a Mostra promove as iniciativas do Sesi Com@Ciência em Ação e do Sesi Com@Ciência Projetos.

Desde setembro, as atividades do Sesi Com@Ciência em Ação são focadas no Vale do Taquari, envolvendo a colaboração das equipes de saúde do Sesi-RS na recuperação da infraestrutura educacional da região. Isso inclui a doação de jogos educativos, brinquedos, equipamentos de praça infantil, mobiliário, livros, kits de robótica, entre outros itens demandados pelas secretarias da Educação e comunidades escolares. Estudantes das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS também farão oficinas de robótica na região, com a proposta de construir soluções para a prevenção de enchentes.

Já o Sesi Com@Ciência Projetos, que ocorre em 13, 14, 16 e 17 de novembro, em Canoas, promove a apresentação de projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, da EJA e do Contraturno Tecnológico do Sesi-RS. Participam neste ano, pela primeira vez, estudantes de escolas estaduais. A missão é ampliar o alcance dos projetos, evidenciando o trabalho que é feito por educadores e estudantes de todo o Estado nas áreas da ciência, da inovação e da tecnologia. Além disso, será realizado um torneio de robótica com participação de estudantes de escolas públicas e privadas do RS.

 

Programação do Sesi Com@Ciência Debates:

10 de outubro - terça-feira

  • 10h30 - Apresentação da pesquisa “Apagão de professores? Uma análise dos impactos da oferta de docentes no RS” para jornalistas e convidados
  • 14h - O efeito escola e as relações com as desigualdades educacionais, com Michael França e Luiz Eduardo Garcia
  • 15h - Inovação e educação digital, com Tiago Fragoso e Raquel Teixeira
  • 16h - Metodologias ativas para uma educação inovadora, com Lilian Bacich e José Moran
  • 17h30 - Ciência e Tecnologia no cotidiano escolas, com Telma Luchetta e Ecleia Conforto

11 de outubro - quarta-feira

  • 14h30 - A educação como fator de desenvolvimento socioeconômico: desafios e oportunidades em tempos de tecnologias emergentes, com Martha Gabriel
  • 16h - A educação integral frente às novas tecnologias, com Jane Reolo, Jucie Parreira Santos e Kátia Chiaradia
  • 17h30 - Competências tecnológicas para o século XXI na educação básica - Chi Sum Tse

Oficinas: nos dois dias, a partir das 9h30. Programação completa neste link.

Serviço:

Quando: Terça e quarta, 10 e 11 de outubro, a partir das 9h30.

Onde: Instituto Sesi de Formação de Professores (Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40, Centro - Porto Alegre/RS).

Publicado segunda-feira, 9 de Outubro de 2023 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat