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Dúvidas Frequentes (FAQ)

Departamento Regional – SESI RS

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI-RS. Se ainda assim precisar, você pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.

As escolas são voltadas para atender crianças, preferencialmente dependentes de trabalhador da indústria. Contam com laboratório de informática, área verde, playground, cozinha e refeitório. Tem como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. O SESI/RS desenvolve ações educativas, em tempo integral, que estimulam a criança a potencializar a sua capacidade de se relacionar com o meio social, respeitando as fases e os estágios do seu desenvolvimento infantil. Para realizar a matrícula, entre em contato com o SESI/RS mais próximo da sua cidade e confira a disponibilidade de oferta ou ligue para 0800 051 8555.

Para realizar a inscrição nos cursos de Educação Continuada à Distância, clique aqui e preencha o formulário. Para a inscrição é necessário informar um e-mail válido, pois é através dele que se confirmará a matrícula e se fornecerá os dados de acesso ao curso. Outras informações entre em contato com a Central de Relacionamento 0800 051 8555.

O SESI/RS considera que a educação a distância é a melhor maneira de possibilitar aos trabalhadores da indústria e seus dependentes o retorno aos estudos e o acesso ao conhecimento, para isso oferece o curso de Educação para Jovens e Adultos EAD para a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Para realizar a matrícula, entre em contato com o SESI/RS mais próximo da sua cidade e confira a disponibilidade de oferta ou ligue para 0800 051 8555.

Para participar dos processos seletivos de vagas de trabalho do SESI/RS, você precisa acessar a página “Trabalhe Conosco”. Você será direcionado para uma página onde poderá cadastrar seu currículo, verificar as vagas disponíveis e se candidatar à vaga que for de seu interesse.

O SESI/RS dispõe de diversos produtos e serviços para atender a necessidade da Indústria, para receber informações ou contratar um destes serviços você pode encaminhar solicitação através da ficha de interesse do Fale Conosco ou entrar em contato com nossa Central de Relacionamento e solicitar a visita de um de nossos Agentes de Relacionamento com o Mercado.

O Parque SESI Canela, localizado na Serra Gaúcha, encontra-se em uma área de reserva ambiental com 17 hectares, a cerca de 2km da Catedral de Pedra. Dispõem de área para camping e 11 cabanas para hospedagem sendo uma delas adaptada para PCD. Para realizar a reserva, clique aqui ou entre em contato com nossa Central de Relacionamento: 0800 051 8555.

Os serviços de Odontologia do SESI/RS destinam-se, preferencialmente, ao trabalhador da indústria e seus dependentes, promovendo a prevenção e tratamento dos problemas odontológicos e a adoção de hábitos saudáveis em saúde bucal. É oferecido nas diversas unidades do SESI/RS, em consultórios modernos e biosseguros, atendimento em clínica geral e nas especialidades endodontia (tratamento de canal), periodontia (gengivas), odontopediatria (crianças) e cirurgia bucomaxilofacial (cirurgia de sisos). O agendamento da consulta é realizado na unidade do SESI/RS ou pela Central de Relacionamento, através do número 0800 051 8555.

Confira onde estão localizadas as Unidades do SESI aqui .

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://sac.sesirs.org.br/abrir-solicitacao-no-sac, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva, seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".

Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao SESI:

Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Bairro Sarandi Porto Alegre - RS CEP 91140-001. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:30h às 17:30h.

Telefone - recebido pela equipe da Central de Relacionamento - 0800 051 8555. O atendimento telefônico do SESI funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h. Sábado, das 08h às 13h.

Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download clicando aqui) dirigida à Central de Relacionamento, no seguinte endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Bairro Sarandi Porto Alegre - RS CEP 91140-001.

E-mail da Central de Relacionamento do SESI: sesirs@sesirs.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link: https://sac.sesirs.org.br/acompanhar-ou-recorrer/

Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://sac.sesirs.org.br/acompanhar-ou-recorrer/ e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.

As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

Para recorrer basta acessar o link: https://sac.sesirs.org.br/acompanhar-ou-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://sac.sesirs.org.br/acompanhar-ou-recorrer/ e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SESI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:

Por e-mail: dpo.sesirs@sesirs.org.br

Ou por correspondência pelo endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Bairro Sarandi Porto Alegre - RS CEP 91140-001.

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI RS pelo link: https://www.sesirs.org.br/

a)    Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://www.sesirs.org.br/entre-em-contato

b)    Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Bairro Sarandi Porto Alegre - RS CEP 91140-001. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:30h às 17:30h.

c)    Telefone recebido pela equipe da Central de Relacionamento - 0800 051 8555. O atendimento telefônico do SESI funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h. Sábado, das 08h às 13h.

d)    Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download clicando aqui) dirigida à Central de Relacionamento, no seguinte endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Bairro Sarandi Porto Alegre - RS CEP 91140-001.

e)     E-mail da Central de Relacionamento do SESI: sesirs@sesirs.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

f)      Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SESI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://www.sesirs.org.br/transparencia/sesi/integridade/ouvidoria

Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SESI por meio de seus outros canais de acesso:

g)   Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre/RS – Cep 91140-001. Horário de atendimento: 08:30h às 17:30h

h)   Telefone - recebido pela equipe da Ouvidoria: (51) 3347-8898. Horário de atendimento: 08:30h às 17:30h.

i)   Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download clicando aqui) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional, no seguinte endereço: Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre/RS – Cep 91140-001.

j)  E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SESI - ouvidoria@fiergs.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional do SESI. Para falar com a Ouvidoria do SESI, clique no link: https://www.sesirs.org.br/transparencia/sesi/integridade/ouvidoria

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