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Saiba mais sobre o SOS Psicossocial.

Perguntas e respostas sobre o SOS Psicossocial.

O SOS Psicossocial é um serviço que o SESI/RS está disponibilizando para o trabalhador na indústria neste momento sensível que estamos vivendo. O atendimento, que consiste no apoio psicossocial oferecido por telefone, busca promover a importância do cuidado com a saúde mental e minimizar os impactos desta pandemia no bem-estar dos nossos trabalhadores.

Confira as principais perguntas e respostas sobre o SOS Psicossocial.

Perguntas frequentes

1. Quero ser atendido. Como eu faço?
Para ser atendido é muito simples. Siga os passos a seguir:

  1. Entre em contato com a Central de Relacionamentos do SESI/RS por um dos canais abaixo:
    • WhatsApp: (51) 992 263 846 (somente para mensagens - este número não recebe ligações)
    • E-mail: sesirs@sesirs.org.br
    • Chat no site do SESI/RS: www.sesirs.org.br (posicionado na parte inferior direita)
    • Contato telefônico 0800 51 8555 (atendimento das 8:30 às 17:30)
  2. Informe o horário em que você gostaria de ser atendido e deixe o número do seu telefone para que possamos entrar em contato. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
  3. Você receberá uma ligação de um profissional do SESI/RS para conversar sobre os sentimentos que surgiram por conta do momento vivenciado com o Coronavírus (Covid-19) e com o isolamento social. Neste momento, poderá discutir sentimentos como medo, angústia, insônia, problemas financeiros, dúvidas, tristeza, luto ou problemas com relacionamento, entre outros.

2. Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento?
Não. O atendimento do SOS Psicossocial do SESI/RS está disponível apenas para os trabalhadores da indústria.

3. Quem realiza o atendimento?
O atendimento é realizado pela equipe de profissionais do SESI/RS e do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais (CISFPS) composta por psicólogos e assistentes sociais. São profissionais capacitadas para realizar o acolhimento e conversar com você sobre os sentimentos despertados por conta do momento vivenciado com o enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) e do isolamento social.

4. A empresa precisa fazer alguma adesão ao serviço?
Não. A empresa não precisa fazer nenhum tipo de contrato ou adesão ao SOS Psicossocial. O atendimento é realizado gratuitamente e está disponível para todos os trabalhadores da indústria.

5. A minha empresa precisa autorizar o meu atendimento?
Não. Você pode entrar em contato com o SESI/RS a qualquer momento. Não é necessário informar a empresa ou pedir qualquer tipo de autorização para receber o atendimento.

6. A minha empresa vai ficar sabendo que eu fui atendido?
Não. O atendimento é privado e sigiloso. A empresa não receberá nenhum relatório ou comunicado sobre os atendimentos que forem realizados.

7. Eu vou ter que pagar a ligação para receber o atendimento?
Não. Você só precisará entrar em contato com o SESI/RS pelo WhatsApp, e-mail ou chat para agendar o atendimento. Depois disso, um profissional do SESI/RS entrará em contato pelo número que você informou. O atendimento será realizado por telefone sem nenhum custo para você.

8. O atendimento pode ser realizado por WhatsApp ou por vídeo?
Não. O atendimento será realizado exclusivamente por telefone através de uma ligação que você vai receber dos nossos profissionais.

9. Quanto tempo dura o atendimento?
O atendimento pode ter duração de até 30 minutos.

10. Sobre o que eu posso falar na ligação?
Você terá a oportunidade de conversar com profissionais que têm experiência no acolhimento de pessoas em situações difíceis. No atendimento, você poderá falar sobre sentimentos como medo, angústia, insônia, problemas financeiros, dúvidas,
tristeza, luto, problemas com relacionamento ou outros despertados por conta do enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) e do isolamento social. Será o momento de uma conversa na qual você poderá desabafar e contar sobre o que
você está sentindo. Você será escutado, acolhido, e, se for necessário, será encaminhado para algum serviço especializado.

11. Eu preciso me identificar?
Para que o atendimento seja realizado, precisamos que você informe o seu nome e telefone para que possamos entrar em contato. Durante o atendimento, o profissional poderá te fazer perguntas para saber a empresa que você trabalha ou a cidade de
onde você está falando. Essas informações são importantes para sabermos um pouco mais sobre com quem estamos conversando, mas, caso não se sinta à vontade, você não precisa informar.

12. Eu não sou trabalhador da indústria. Posso utilizar este serviço do SESI/RS?
Não. O serviço está disponível apenas para trabalhadores da indústria.

13. Meus familiares/dependentes também podem utilizar o serviço?
O atendimento está disponível apenas para trabalhadores da indústria.

14. Eu não tenho WhatsApp e nem acesso à internet. Posso receber o atendimento?
Claro. Nesse caso, informe para a empresa que você trabalha o interesse em ser atendido. Peça para que entrem em contato com o SESI/RS pelo WhatsApp, e-mail ou chat para agendar o seu atendimento. Após o agendamento, você receberá uma
ligação de um dos nossos profissionais através do número informado para iniciar o atendimento.

15. Existe um limite de ligações que posso realizar?
Não existe um limite, mas o serviço prevê apenas um acolhimento e não tem como objetivo atendimentos prolongados, como em uma terapia.

16. Posso voltar a ligar caso tenha necessidade de falar novamente?
Sim, lembrando que não se trata de um acompanhamento terapêutico e, sim, de um acolhimento específico sobre questões de saúde mental relacionadas à pandemia do Covid-19 (coronavírus). Para situações que exijam o acompanhamento terapêutico,
indicamos a procura de um profissional adequado para este fim.

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